ENEM Natureza e Humanas 2009 – Questão 59

Ciências Humanas / História / Pensamento social brasileiro / Intelectuais brasileiros e suas análises
Para Caio Prado Jr., a formação brasileira se completaria no momento em que fosse superada a nossa herança de inorganicidade  social  – o  oposto  da  interligação  com objetivos internos – trazida da colônia. Este momento alto estaria, ou esteve, no futuro. Se passarmos a Sérgio Buarque de Holanda, encontraremos algo análogo. O país será moderno e estará formado quando superar a sua herança portuguesa, rural e autoritária, quando então teríamos um país democrático. Também aqui o ponto de chegada está mais adiante, na dependência das decisões do presente. Celso Furtado, por seu turno, dirá que a nação não se completa enquanto as alavancas do comando, principalmente do econômico, não passarem para dentro do país. Como para os outros dois, a conclusão do processo encontra-se no futuro, que agora parece remoto.
SCHWARZ, R. Os sete fôlegos de um livro. Sequências brasileiras.
São Paulo, Cia. das Letras, 1999 (adaptado).

 
Acerca das expectativas quanto à formação do Brasil, a sentença que sintetiza os pontos de vista apresentados no texto é:
a) Brasil, um país que vai pra frente.
b) Brasil, a eterna esperança.
c) Brasil, glória no passado, grandeza no presente.
d) Brasil, terra bela, pátria grande.
e) Brasil, gigante pela própria natureza.
Esta questão recebeu 202 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 5
Os moradores de Andalsnes, na Noruega, poderiam se dar ao luxo de morar perto do trabalho nos dias úteis e de se refugiar na calmaria do bosque aos fins de semana. E sem sair da mesma casa. Bastaria achar uma vaga para estacionar o imóvel antes de...
FATEC 2010 – Questão 6
Considere a foto a seguir, que é uma referência da história política do Brasil da década de 80, para responder à questão. ...
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2014 – Questão 88
Embora sejam produzidos e utilizados em situações distintas, os imunobiológicos I e II atuam de forma semelhante nos humanos e equinos, pois a) conferem imunidade passiva. b) transferem células de defesa. c) suprimem a resposta imunológica. d) estimulam a produção de anticorpos. e) desencadeiam a produção de antígenos.
FUVEST 2009 – Questão 33
Em um balanço sobre a Primeira República no Brasil, Júlio de Mesquita Filho escreveu: ...
ENEM Nat (1-45) e Hum (46-90) 2009 – Questão 20
O esquema mostra um diagrama de bloco de uma estação geradora de eletricidade abastecida por combustível fóssil. ...