ENEM Linguagens e Matemática 2016 – Questão 126

Linguagens / Português
Entrevista com Terezinha Guilhermina
Terezinha Guilhermina é uma das atletas mais premiadas da história paraolímpica do Brasil e um dos principais nomes do atletismo mundial. Está no Guinness Book de 2013/2014 como a “cega” mais rápida do mundo.
Observatório: Quais os desafios você teve que superar para se consagrar como atleta profissional?
Terezinha Guilhermina: Considero a ausência de
recursos financeiros, nos três primeiros anos da minha
carreira, como meu principal desafio. A falta de um atleta guia, para me auxiliar nos treinamentos, me obrigava a  treinar sozinha e, por não enxergar bem, acabava sofrendo alguns acidentes como trombadas e quedas.
Observatório: Como está a preparação para os Jogos Paraolímpicos de 2016?
Terezinha Guilhermina: Estou trabalhando intensamente, com vistas a chegar lá bem melhor do que estive em Londres. E, por isso, posso me dedicar a treinos diários, trabalhos preventivos de lesões e acompanhamento psicológico e nutricional da melhor qualidade.
Revista do Observatório Brasil de igualdade de Gênero,
n. 6, dez. 2014 (adaptado).
 
O texto permite relacionar uma prática corporal com uma visão ampliada de saúde. O fator que possibilita identificar essa perspectiva é o(a)
a) aspecto nutricional.
b) condição financeira.
c) prevenção de lesões.
d) treinamento esportivo.
e) acompanhamento psicológico.
Esta questão recebeu 341 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2002 – Questão 45
Considerando que discurso indireto livre seja uma aproximação muito estreita das “falas do narrador e da personagem”, indique a alternativa em que tal discurso ocorre. a) Pensei que fosse por coincidência. b) Num dia de chuva, ofereci carona. c) Avisou-me que um dos pneus do meu carro estava baixo. d) “É a moça da garagem.” e) Perguntou-me se podia deixar os originais, não tinha pressa, queria uma opinião.
Base dudow 2000 – Questão 36
Assinale a opção em que o processo de formação de palavras está indevidamente caracterizado: a) pão-nosso - composição por justaposição. b) aventuroso - derivação sufixal. c) embonecar - composição por aglutinação. d) descanso - derivação regressiva. e) incerto - derivação prefixal.
FUVEST 2018 – Questão 81
No texto de Sarapalha, constitui exemplo de personificação o seguinte trecho: a) “No rio ninguém não anda” (ref.1). b) “só a maleita é quem sobe e desce” (ref.2). c) “O senhor já sabe as palavras todas de cabeça” (ref.3). d) “e com a viola enfeitada de fitas” (ref.4). e) “ajuntou suas roupinhas melhores numa trouxa” (ref.5).
Base dudow 2000 – Questão 26
O sinal indicativo de crase é obrigatório na alternativa. a) Ficava horas a ouvir música. b) Abraço a causa até as últimas consequências. c) Convidou-me para uma visita a sua casa. d) A partir do momento em que resolveu, ficou decididamente exigente. e) A noite, no largo do Bonsucesso, haverá mais dois comícios.
Base dudow 2000 – Questão 11
Considere a frase: Andar a cavalo é mais difícil que andar de bicicleta. Nas alternativas abaixo, somente uma frase não tem a palavra a com a mesma função apresentada na frase dada. a) Ele deve chegar a casa antes do meio-dia. b) A loja fica aberta de segunda a sexta-feira. c) Aquela foi uma noite regada a vinho. d) Aprender a lição requer paciência. e) O fogão a gás precisa ser consertado.