ENEM Linguagens e Matemática 2015 – Questão 109

Linguagens / Português
 
Pode aparecer onde menos se espera em cinco formas diferentes.
É por isso que o Dia Mundial Contra a Hepatite está ai para alertar você.
As hepatites A, B, C, D e E tem diversas causas e muitas formas de chegar até você.
Mas, evitar isso é bem simples. Você, só precisa ficar atento aos cuidados necessários para cuidar do maior bem que você tem:
A SUA SAÚDE!
Algumas maneiras de se prevenir:
  •  Vacine-se contra as hepatites A e B.
  • Use água tratada e siga sempre as recomendações quanto à  restrição de banhos em locais públicos e ao uso de desinfetantes em piscinas.
  • Lave SEMPRE bem os alimentos como frutas, verduras e legume.
  • Lave SEMPRE bem as mãos após usar o toalete e antes de se alimentar.
  • Ao usar agulhas e seringas, certifique-se da higiene do local e de todos os acessórios.
  • Certifique-se de que seu médico ou profissional da saúde esteja usando a proteção necessária, como luvas e máscaras, quando houver a possibilidade de contato de sangue ou secreções contaminadas com o vírus.
Disponível em: http://farm5.static.flickr.com.
Acesso em: 26 out. 2011 (adaptado).
 
Nas peças publicitárias, vários recursos verbais e não verbais são usados com o objetivo de atingir o público-alvo, influenciando seu comportamento. Considerando as informações verbais e não verbais trazidas no texto a respeito da hepatite, verifica-se que
a) o tom lúdico é empregado como recurso de consolidação do pacto de confiança entre o médico e a população. 
b) a figura do profissional da saúde é legitimada, evocando-se o discurso autorizado como estratégia argumentativa.
c) o uso de construções coloquiais e específicas da oralidade são recursos de argumentação que simulam o discurso do médico.
d) a empresa anunciada deixa de se autopromover ao mostrar preocupação social e assumir a responsabilidade pelas informações.
e) o discurso evidencia uma cena de ensinamento didático, projetado com subjetividade no trecho sobre as maneiras de prevenção.
Esta questão recebeu 219 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2010 – Questão 5
Aponte a alternativa que apresenta, respectivamente, as acepções utilizadas pelo autor no emprego das palavra “depreciar” e “questionar” em: “Há muitas respostas possíveis e, ao focalizar algumas delas, não pretendo, é claro, depreciar outras ou questionar sua legitimidade.” a) desprezar – garantir. b) valorizar – desvalorizar. c) menosprezar – refutar. d) marginalizar – negar. e) desvalorizar – discutir.
Base dudow 2000 – Questão 23
Eugênia coxeava um pouco, tão pouco, que eu cheguei a perguntar-lhe se machucara o pé. Machado de Assis. Memórias Póstumas de Brás Cubas A forma verbal destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, pela forma composta a) teria machucado. b) tivesse machucado. c) tinha machucado. d) tem machucado. e) teve machucado.
ENEM 1ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 110
A diva ...
FUVEST 2007 – Questão 64
“‘Muito!’, disse quando alguém lhe perguntou se gostara de um certo quadro.” Se a pergunta a que se refere o trecho fosse apresentada em discurso direto, a forma verbal correspondente a “gostara” seria a) gostasse. b) gostava. c) gostou. d) gostará. e) gostaria.
FGV Administração 2011 – Questão 26
Contribui decisivamente para o efeito expressivo do texto o fato de o narrador exagerar em sua a) construção verbal paratática. b) estruturação argumentativa antitética. c) utilização de elipses e zeugmas. d) exploração de recursos sonoros. e) mistura de variedades linguísticas.