ENEM Linguagens e Matemática 2014 – Questão 103

Linguagens / Português
O boxe está perdendo cada vez mais espaço para um fenômeno relativamente recente do esporte, o MMA. E o maior evento de Artes Marciais Mistas do planeta é o Ultimate Fighting Championship, ou simplesmente UFC. O ringue, com oito cantos, foi desenhado para deixar os lutadores com mais espaço para as lutas. Os atletas podem usar as mãos e aplicar golpes de jiu-jitsu. Muitos podem falar que a modalidade é uma espécie de vale-tudo, mas isso já ficou no passado: agora, a modalidade tem regras e acompanhamento médico obrigatório para que o esporte apague o estigma negativo.
CORREIA. D. UFC: saiba como o MMA nocauteou o
boxe em oito golpes. Veja. 10 jun. 2011 (fragmento).
 
O processo de modificação das regras do MMA retrata a tendência de redimensionamento de algumas práticas corporais, visando enquadrá-las em um determinado formato. Qual o sentido atribuído a essas transformações incorporadas historicamente ao MMA?
a) A modificação das regras busca associar valores lúdicos ao MMA, possibilitando a participação de diferentes populações como atividade de lazer.
b) As transformações do MMA aumentam o grau de violência das lutas, favorecendo a busca de emoções mais fortes tanto aos competidores como ao público.
c) As mudanças de regras do MMA atendem à necessidade de tornar a modalidade menos violenta, visando sua introdução nas academias de ginástica na dimensão da saúde.
d) As modificações incorporadas ao MMA têm por finalidade aprimorar as técnicas das diferentes artes marciais, favorecendo o desenvolvimento da modalidade enquanto defesa pessoal.
e) As transformações do MMA visam delimitar a violência das lutas, preservando a integridade dos atletas e enquadrando a modalidade no formato do esporte de espetáculo.
Esta questão recebeu 49 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 54
Assinale a alternativa em que se observe o mesmo processo de formação de palavras que ocorre em empobrecer. a) apogeu b) apelar c) circular d) cruxifixo e) apedrejar
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 142
O Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo. Em 2010 para a produção de 30,7 bilhões de litros de leite foram ordenhadas 22,9 milhões de vacas leiteiras em todo o país, sendo que essa quantidade de vacas ordenhadas representa 10,9%...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 137
Uma campanha de vacinação contra um tipo específico de vírus, que causa uma gripe com alto índice de mortalidade, deverá ser realizada em uma cidade que tem uma população de 186 000 habitantes. A Secretaria de Saúde do município tem os...
Base dudow 2000 – Questão 71
Sobre o texto “Passo no rumo certo”, é correto afirmar: ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 153
Observe as dicas para calcular a quantidade certa de alimentos e bebidas para as festas de fim de ano: ...