ENEM Linguagens e Matemática 2014 – Questão 100

Linguagens / Português
Só há uma saída para a escola se ela quiser ser mais bem-sucedida: aceitar a mudança da língua como um fato. Isso deve significar que a escola deve aceitar qualquer forma da língua em suas atividades escritas? Não deve mais corrigir? Não! Há outra dimensão a ser considerada: de fato, no mundo real da escrita, não existe apenas um português correto, que valeria para todas as ocasiões: o estilo dos contratos não é o mesmo do dos manuais de instrução; o dos juízes do Supremo não é o mesmo do dos cordelistas; o dos editoriais dos jornais não é o mesmo do dos cadernos de cultura dos mesmos jornais. Ou do de seus colunistas.
POSSENTl, S. Gramática na cabeça. Língua Portuguesa,
ano 5.º, n.º 67, maio 2011 (adaptado).

Sírio Possenti defende a tese de que não existe um único “português correto”. Assim sendo, o domínio da língua portuguesa implica, entre outras coisas, saber
a) descartar as marcas de informalidade do texto.
b) reservar o emprego da norma padrão aos textos de circulação ampla.
c) moldar a norma padrão do português pela linguagem do discurso jornalístico.
d) adequar as formas da língua a diferentes tipos de texto e contexto.
e) desprezar as formas da língua previstas pelas gramáticas e manuais divulgados pela escola.
Esta questão recebeu 314 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 153
Observe as dicas para calcular a quantidade certa de alimentos e bebidas para as festas de fim de ano: ...
PUC -SP 2018 – Questão 76
Texto de Gilmar Machado, publicado em 8 jan. 2018. Disponível em: <https://www.humorpolitico.com.br/ tag/meio-ambiente/>. Acesso em: 12 mar. 2018. Entre as várias acepções que o verbo mudar abarca, a resposta do homem, no humor, contempla a ideia de a) deixar o lugar onde eles vivem por outro. b) incitar que a relação conjugal deles tome outro rumo. c) alterar o local onde eles jogam o lixo. d) modificar o comportamento deles em relação ao lixo.
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 34
Ao abordar a temática da violência contra a mulher, o cartaz conjuga as linguagens verbal e não verbal para a) apresentar políticas públicas de combate à discriminação de gênero. b) mobilizar a vítima para denunciar as agressões sofridas. c) expressar a reação da sociedade em relação ao crime. d) analisar as consequências resultantes do sofrimento. e) discutir o comportamento psicológico do agressor.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 107
Na comparação dos textos, observa-se que ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 137
Uma campanha de vacinação contra um tipo específico de vírus, que causa uma gripe com alto índice de mortalidade, deverá ser realizada em uma cidade que tem uma população de 186 000 habitantes. A Secretaria de Saúde do município tem os...