ENEM Linguagens e Matemática 2013 – Questão 118

Linguagens / Português
Futebol: “A rebeldia é que muda o mundo”
Conheça a história de Afonsinho, o primeiro jogador do futebol brasileiro a derrotar a cartolagem e a conquistar o Passe Livre, há exatos 40 anos Pelé estava se aposentando pra valer pela primeira vez, então com a camisa do Santos (porque depois voltaria a atuar pelo New York Cosmos, dos Estados Unidos), em 1972, quando foi questionado se, finalmente, sentia-se um homem livre. O Rei respondeu sem titubear:
— Homem livre no futebol só conheço um: o Afonsinho. Este sim pode dizer, usando as suas palavras, que deu o grito de independência ou morte. Ninguém mais. O resto é conversa.
Apesar de suas declarações serem motivo de chacota por parte da mídia futebolística e até dos torcedores brasileiros, o Atleta do Século acertou. E provavelmente acertaria novamente hoje.
Pela admiração por um de seus colegas de clube daquele ano. Pelo reconhecimento do caráter e personalidade de um dos jogadores mais contestadores do futebol nacional. E principalmente em razão da história de luta – e vitória – de Afonsinho sobre os cartolas.
ANDREUCCI, R. Disponível em: http://carosamigos.terra.com.br. Acesso em: 19 ago 2011.
 
O autor utiliza marcas linguísticas que dão ao texto um
caráter informal. Uma dessas marcas é identificada em:
a) “[...] o Atleta do Século acertou.”
b) “O Rei respondeu sem titubear [...]”.
c) “E provavelmente acertaria novamente hoje.”
d) “Pelé estava se aposentando pra valer pela primeira vez [...]”.
e) “Pela admiração por um de seus colegas de clube daquele ano.”
Esta questão recebeu 66 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2015 – Questão 1
(Folha de S.Paulo, 30.09.2014. Adaptado.) Considerando-se a situação de comunicação entre Garfield e seu dono, a frase, em linguagem coloquial, que preenche o balão do último quadrinho é: a) Tenho de saboreá-la bem? b) Devo saborear a ele muito bem? c) Convém que eu o saboreie bem? d) Saboreá-lo-ei muito bem? e) Eu tenho de saborear bem ele?
Base dudow 2000 – Questão 4
4) (UFPR) Sobre o texto de Dimenstein e a charge de Angeli, é correto afirmar: ...
Base dudow 2000 – Questão 2
As palavras pessoal e pessoalmente são formadas pelo processo de: a) derivação prefixal; b) derivação parassintética; c) derivação sufixal; d) aglutinação; e) justaposição;
UERJ 2008 – Questão 13
Não insistas em ficar pensando insone. Do outro lado há um sono, como um pálio aberto. (ref.5) No fragmento acima, as duas sentenças, embora separadas apenas por ponto, mantêm entre si um vínculo lógico. Esse vínculo pode ser caracterizado como: a) final. b) causal. c) concessivo. d) comparativo.
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 107
Assum preto ...