ENEM Linguagens e Matemática 2013 – Questão 103

Linguagens / Português
O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da “vida quotidiana”.
HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como
elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2004.
 
Segundo o texto, o jogo comporta a possibilidade de fruição. Do ponto de vista das práticas corporais, essa fruição se estabelece por meio do(a)
a) fixação de táticas, que define a padronização para maior alcance popular.
b) competitividade, que impulsiona o interesse pelo sucesso.
c) refinamento técnico, que gera resultados satisfatórios.
d) caráter lúdico, que permite experiências inusitadas.
e) uso tecnológico, que amplia as opções de lazer.
Esta questão recebeu 145 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 148
Em 2010, um caos aéreo afetou o continente europeu, devido à quantidade de fumaça expelida por um vulcão na Islândia, o que levou ao cancelamento de inúmeros voos. ...
Base dudow 2000 – Questão 10
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase, na sequência. Regina estava _____ indecisa quanto _____ mandar _____ faturas _____ ___notas fiscais e se _____ folha bastaria para o bilhete. a) meia; à; as; anexo; às; meia. b) meia; à; as; anexas; as; meia. c) meio; a; às; anexo; às; meio. d) meia; a; às; anexo; as; meio. e) meio; a; as; anexas; às; meia.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 114
Seca d’água ...
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 29
Porta dos Fundos: contrato vitalício ...
UERJ 2008 – Questão 13
Não insistas em ficar pensando insone. Do outro lado há um sono, como um pálio aberto. (ref.5) No fragmento acima, as duas sentenças, embora separadas apenas por ponto, mantêm entre si um vínculo lógico. Esse vínculo pode ser caracterizado como: a) final. b) causal. c) concessivo. d) comparativo.