ENEM Linguagens e Matemática 2011 – Questão 131

Linguagens / Português / Variação Linguística / Variação Situacional
Há certos usos consagrados na fala, e até mesmo na escrita, que, a depender do estrato social e do nível de escolaridade do falante, são, sem dúvida, previsíveis. Ocorrem até mesmo em falantes que dominam a variedade padrão, pois, na verdade, revelam tendências existentes na língua em seu processo de mudança que não podem ser bloqueadas em nome de um "ideal linguístico” que estaria representado pelas regras da gramática normativa. Usos como  ter  por  haver em construções existenciais (tem muitos livros na estante), o do pronome objeto na posição de sujeito (para mim fazer o trabalho), a não-concordância das passivas com se (aluga-se casas) são indícios da existência, não de uma norma única, mas de uma pluralidade de normas, entendida, mais uma vez, norma como conjunto de hábitos linguísticos, sem implicar juízo de valor.
CALLOU, D. Gramática, variação e normas. In: VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. (orgs). Ensino de gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007 (fragmento).
 
Considerando a reflexão trazida no texto a respeito da multiplicidade do discurso, verifica-se que
a) estudantes que não conhecem as diferenças entre língua escrita e língua falada empregam, indistintamente, usos aceitos na conversa com amigos quando vão elaborar um texto escrito.
b) falantes que dominam a variedade padrão do português do Brasil demonstram usos que confirmam a diferença entre a norma idealizada e a efetivamente praticada, mesmo por falantes mais escolarizados.
c) moradores de diversas regiões do país que enfrentam dificuldades ao se expressar na escrita revelam a constante modificação das regras de emprego de pronomes e os  casos especiais de concordância.
d) pessoas que se julgam no direito de contrariar a gramática ensinada na escola gostam de apresentar usos não aceitos socialmente para esconderem seu desconhecimento da norma padrão.
e) usuários que desvendam os mistérios e sutilezas da língua portuguesa empregam  formas do verbo ter quando, na verdade, deveriam usar formas do verbo haver, contrariando as regras gramaticais.
Esta questão recebeu 157 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 3ªAplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 157
Em 2010, o mundo produziu uma quantidade de alimentos adequada para 5,5 bilhões de pessoas. A população mundial era de 6,5 bilhões e 1 bilhão de pessoas passou fome, segundo a FAO. Em 2050, estimativas indicam que a população mundial será de...
ENEM 3ªAplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 170
A legislação brasileira estabelece vários Impostos para que o Estado levante os recursos necessários para custear os investimentos e despesas de responsabilidade do setor público. A arrecadação do Brasil, nas três esferas da administração...
Base dudow 2000 – Questão 75
Analise as preposições destacadas nos seguintes contextos: 1) "- [...] inconformado COM as amarras da lei, fazia justiça COM as próprias mãos." 2) "- [...] buscar formas de convivência COM, o narcotráfico." As preposições em caixa alta indicam, respectivamente, a) causa - instrumento - companhia. b) modo - modo - instrumento. c) referência - causa - companhia. d) instrumento - referência - causa. e) companhia - causa - modo.
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 165
O atletismo é um dos esportes que mais se identificam com o espírito olímpico. A figura ilustra uma pista de atletismo. A pista é composta por oito raias e tem largura de 9,76 m. As raias são numeradas do centro da pista para a extremidade e...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 112
O dia em que o peixe saiu de graça ...