ENEM Linguagens e Matemática 2011 – Questão 112

Linguagens / Literatura / Artes Diversas / Artes Plásticas
TEXTO I
Toca do Salitre - Piauí Disponível em: http://www.fumdham.org.br. Acesso em: 27 jul. 2010

 
TEXTO II
Arte Urbana. Foto: Diego Singh
Disponível em: http://www.diaadia.pr.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010.

 
O grafite contemporâneo, considerado em alguns momentos como uma arte marginal, tem sido comparado às pinturas murais de várias épocas e às escritas pré-históricas. Observando as imagens apresentadas, é possível reconhecer elementos comuns entre os tipos de pinturas murais, tais como
a) a preferência por tintas naturais, em razão de seu efeito estético.
b) a inovação na técnica de pintura, rompendo com modelos estabelecidos.
c) 
o registro do pensamento e das crenças das sociedades em várias épocas.
d) a repetição dos temas e a restrição de uso pelas classes dominantes.
e) o uso exclusivista da arte para atender aos interesses da elite.
Esta questão recebeu 786 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 3ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 150
O técnico de um time de voleibol registra o número de jogadas e de acertos, por atleta, em cada fundamento, para verificar os desempenhos dos jogadores. Para que o time tenha um melhor aproveitamento no fundamento bloqueio, ele decide substituir um...
ENEM 3ªAplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 171
Em Economia, costuma-se representar o consumo mensal C de uma família por uma função linear C = c0 + cjY, em que c0 é o consumo independente da renda, cj é a chamada propensão ao consumo e Y é a renda mensal da família. ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 137
Cinco times de futebol (A, B, C, D e E) ocuparam as primeiras colocações em um campeonato realizado em seu país. A classificação final desses clubes apresentou as seguintes características: ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 102
...
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 102
Riscar o chão para sair pulando é uma brincadeira que vem dos tempos do Império Romano. A amarelinha original tinha mais de cem metros e era usada como treinamento militar. As crianças romanas, então, fizeram imitações reduzidas do campo...