ENEM Linguagens e Matemática 2009 – Questão 135

Linguagens / Português / Língua e Funções / Língua
Compare os textos I e II a seguir, que tratam de aspectos ligados a variedades da língua portuguesa no mundo e no Brasil.
 
Texto I
Acompanhando os navegadores, colonizadores e comerciantes portugueses em todas as suas incríveis viagens, a partir do século XV, o português se transformou na língua de um império. Nesse processo, entrou em contato – forçado, o mais das vezes; amigável,
em alguns casos – com as mais diversas línguas, passando por processos de variação e de mudança linguística. Assim, contar a história do português do Brasil é mergulhar na sua história colonial e de país independente, já que as línguas não são mecanismos desgarrados dos povos que as utilizam. Nesse cenário, são muitos os aspectos da estrutura linguística que não só expressam a diferença entre Portugal e Brasil como também definem, no Brasil, diferenças regionais e sociais.
PAGOTTO, E. P. Línguas do Brasil.
Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br. 
Acesso em 5 jul. 2009 (adaptado)
 
Texto II
Barbarismo é vício que se comete na escritura de cada uma das partes da construção ou na pronunciação. E em nenhuma parte da Terra se comete mais essa figura da pronunciação que nestes reinos, por causa das muitas nações que trouxemos ao jugo do nosso serviço. Porque bem como os Gregos e Romanos haviam por bárbaras todas as outras nações estranhas a eles, por não poderem formar sua linguagem, assim nós podemos dizer que as nações de África, Guiné, Asia, Brasil barbarizam quando querem imitar a nossa.
BARROS, J. Gramática da língua portuguesa.
Porto: PortoEditora, 1957 (adaptado).
 
Os textos abordam o contato da língua portuguesa com outras línguas e processos de variação e de mudança decorridos desse contato. Da comparação entre os textos, conclui-se que a posição de João de Barros (Texto II), em relação aos usos sociais da linguagem, revela
a) atitude crítica do autor quanto à gramática que as nações a serviço de Portugal possuíam e, ao mesmo tempo, de benevolência quanto ao conhecimento que os povos tinham de suas línguas.
b) atitude preconceituosa relativa a vícios culturais das nações sob domínio português, dado o interesse dos falantes dessa línguas em copiar a língua do império, o que implicou a falência do idioma falado em Portugal.
c) o desejo de conservar, em Portugal, as estruturas da variante padrão da língua grega – em oposição às consideradas bárbaras –, em vista da necessidade de preservação do padrão de correção dessa língua à época.
d) adesão à concepção de língua como entidade homogênea e invariável, e negação da ideia de que a língua portuguesa pertence a outros povos.
e) atitude crítica, que se estende à própria língua portuguesa, por se tratar de sistema que não disporia de elementos necessários para a plena inserção sociocultural de falantes não nativos do português.
Esta questão recebeu 265 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 101
Brazil, capital Buenos Aires ...
UFSM 2012 ps1 - todas menos Fil, H, G, Esp - resol. no final 2012 – Questão 29
Na nota explicativa, um grupo de guris é a primeira expressão usada para fazer referência aos participantes do jogo de bolita. Esse referente foi retomado, na sequência, por um coletivo, que denota a totalidade do grupo, ou por pronomes indefinidos, que referem partes do conjunto, como mostram os elementos linguísticos destacados nas alternativas, À EXCEÇÃO DE a) a gurizada. b) uns. c) outros. d) alguns. e) ganhador da partida.
ENEM 3ªAplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 178
A quantidade de certa espécie de crustáceos, medida em toneladas, presente num trecho de mangue, foi modelada pela equação onde t representa o número de meses transcorridos após o início de estudo e w é uma constante. O máximo e o mínimo de toneladas observados durante este estudo são, respectivamente, a) 600 e 100 b) 600 e 150 c) 300 e 100 d) 300 e 60 e) 100 e 60
Base dudow 2000 – Questão 9
É bastante comum a percepção cotidiana do luxo como um assunto leviano, supérfluo, símbolo de ostentação e poder de uma sociedade perversa, em desvario e "desbussolada". O que é bastante curioso é que, por muitos milênios, o luxo foi...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 143
O Ministério da Saúde acompanha com preocupação a difusão da tuberculose no Brasil. Um sistema de vigilância baseia-se no acompanhamento sistemático das taxas de incidência dessa doença nos estados. Depois de credenciar...