ENEM Linguagens e Matemática 2009 – Questão 129

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
Serafim da Silva Neto defendia a tese da unidade da língua portuguesa no Brasil, entrevendo que no Brasil as delimitações dialetais espaciais não eram tão marcadas como as isoglossas1 da Romania Antiga. Mas Paul Teyssier, na sua História da Língua Portuguesa, reconhece que na diversidade socioletal essa pretensa unidade se desfaz. Diz Teyssier:
“A realidade, porém, é que as divisões ‘dialetais’ no Brasil são menos geográficas que socioculturais. As diferenças na maneira de falar são maiores, num determinado lugar, entre um homem culto e o vizinho analfabeto que entre dois brasileiros do mesmo nível cultural originários de duas regiões distantes uma da outra.”
SILVA, R. V. M. O português brasileiro e o português europeu contemporâneo: alguns aspectos da diferença. Disponível em www.uniroma.it. Acesso em 23 jun. 2008.

1 isoglossa – linha imaginária que, em um mapa, une os pontos de ocorrência de traços e fenômenos linguísticos idênticos.
FERREIRA. A. B. H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Rio de Janeiro Nova Fronteira, 1986.

De acordo com as informações presentes no texto, os pontos de vista de Serafim da Silva Neto e de Paul Teyssier convergem em relação:
a) a influência dos aspectos socioculturais nas diferenças dos falares entre indivíduos, pois ambos consideram que pessoas de mesmo nível sociocultural falam de forma semelhante.
b) a delimitação dialetal no Brasil assemelhar-se ao que ocorria na Romania Antiga, pois ambos consideram a variação linguística no Brasil como decorrente de aspectos geográficos.
c) a variação sociocultural entre brasileiros de diferentes regiões, pois ambos consideram o fator sociocultural de bastante peso na constituição das variedades linguísticas no Brasil.
d) a diversidade da língua portuguesa na Romania Antiga, que até hoje continua a existir, manifestando-se nas variantes linguísticas do português atual no Brasil.
e) a existência de delimitações dialetais geográficas pouco marcadas no Brasil, embora cada um enfatize aspectos diferentes da questão.
Esta questão recebeu 344 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 130
Um gramático contra a gramática ...
ENEM 1ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 155
Numa escola com 1 200 alunos foi realizada uma pesquisa sobre o conhecimento desses em duas línguas estrangeiras, inglês e espanhol.Nessa pesquisa constatou-se que 600 alunos falam inglês, 500 falam espanhol e 300 não falam qualquer um desses idiomas. Escolhendo-se um aluno dessa escola ao acaso e sabendo-se que ele não fala inglês qual a probabilidade de que esse aluno fale espanhol? a) 1/2 b) 5/8 c) 1/4 d) 5/6 e) 5/14
ENEM 2ª Aplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 161
Uma revista publicará os dados, apresentados no gráfico, sobre como os tipos sanguíneos estão distribuídos entre a população brasileira. Contudo, o editor dessa revista solicitou que esse gráfico seja publicado na forma de setores, em que cada grupo esteja representado por um setor circular. O ângulo do maior desses setores medirá, em graus, a) 108,0. b) 122,4. c) 129,6. d) 151,2. e) 154,8.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 144
A figura que segue é formada por 5 quadrados congruentes, cuja medida do lado é L, e um quadrado ABCD com vértices em um único vértice de quatro dos cinco quadrados. A área do quadrado ABCD é equivalente à área de um retângulo de lados a) 2L e 3L. b) 3L e 1L. c) 3L e 3L. d) 4L e 1L. e) 5L e 1L.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 172
Em uma das paredes de um depósito existem compartimentos de mesmo tamanho para armazenamento de caixas de dimensões frontais a e b. A terceira dimensão da caixa coincide com a profundidade de cada um dos compartimentos....