ENEM Linguagens e Matemática 2009 – Questão 128

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 2a Fase / Caracterização - Modernismo Brasileiro: 2a Fase
A partida
Acordei pela madrugada. A princípio com tranquilidade, e logo com obstinação, quis novamente dormir. Inútil, o sono esgotara-se. Com precaução, acendi um fósforo: passava das três. Restava-me, portanto, menos de duas horas, pois o trem chegaria às cinco. Veio-me então o desejo de não passar mais nem uma hora naquela casa. Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas cadeias de disciplina e de amor.
Com receio de fazer barulho, dirigi-me à cozinha, lavei o rosto, os dentes, penteei-me e, voltando ao meu quarto, vesti-me. Calcei os sapatos, sentei-me um instante à beira da cama. Minha avó continuava dormindo. Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras... Que me custava acordá-la, dizer-lhe adeus?
LINS, O. A partida. Melhores contos. Seleção e prefácio de Sandra
Nitrini. São Paulo Global, 2003.
 
No texto, o personagem narrador, na iminência da partida, descreve a sua hesitação em separar-se da avó. Esse sentimento contraditório fica claramente expresso no trecho:
a) “A princípio com tranquilidade, e logo com obstinação, quis novamente dormir”.
b) “Restava-me, portanto, menos de duas horas, pois o trem chegaria às cinco”.
c) “Calcei os sapatos, sentei-me um instante à beira da cama”.
d) “Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas cadeias de disciplina e amor”.
e) “Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras...”.
Esta questão recebeu 201 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ª Aplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 141
O ferro é um mineral fundamental para que as células mantenham seu bom funcionamento. Ele é essencial ao transporte de oxigênio, síntese de DNA e metabolismo energético. É recomendado para meninos de 9 a 13 anos ingerirem, pelo menos, 8 mg de...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 141
Você pode adaptar as atividades do seu dia a dia de uma forma que possa queimar mais calorias do que as gastas normalmente, conforme a relação seguinte: ...
ENEM 2ª Aplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 147
Enquanto as lâmpadas comuns têm 8 mil horas de vida útil, as lâmpadas LED têm 50 mil horas. MetroCuritiba, 18 ago. 2011 (adaptado). De acordo com a informação e desprezando possíveis algarismos na parte decimal, a lâmpada LED tem uma durabilidade de a) 1 750 dias a mais que a lâmpada comum. b) 2 000 dias a mais que a lâmpada comum. c) 2 083 dias a mais que a lâmpada comum. d) 42 000 dias a mais que a lâmpada comum. e) 1 008 000 dias a mais que a lâmpada comum.
Base dudow 2000 – Questão 26
A Música da Morte, a nebulosa, ...
ENEM 2003 – Questão 11
Neste poema, o que leva o poeta a questionar determinadas ações humanas (versos 6 e 7) é a: a) infantilidade do ser humano. b) destruição da natureza. c) exaltação da violência. d) inutilidade do trabalho. e) brevidade da vida.