ENEM Linguagens e Matemática 2009 – Questão 114

Linguagens / Português / Patrimônio linguístico / Preservação da memoria da identidade
 
Você sabia que as metrópoles são as grandes consumidoras dos produtos feitos com recursos naturais da Amazônia? Você pode diminuir os impactos à floresta adquirindo produtos com selos de certificação. Eles são encontrados em itens que vão desde lápis e embalagens de papelão até móveis, cosméticos e materiais de construção. Para receber os selos esses produtos devem ser fabricados sob 10 princípios éticos, entre eles o respeito à legislação ambiental e aos direitos de povos indígenas e populações que vivem em nossas matas nativas.
Vida simples. Ed. 74. dez 2008.
 
O texto e a imagem têm por finalidade induzir o leitor a uma mudança de comportamento a partir do(a)
a) consumo de produtos naturais provindos da Amazônia.
b) cuidado na hora de comprar produtos alimentícios.
c) verificação da existância do selo de padronização de produtos industriais.
d) certificação de que o produto foi fabricado de acordo com os princípios éticos.
e) verificação da garantia de tratamento dos recursos naturais utilizados em cada produto.
Esta questão recebeu 143 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 120
Querido diário ...
Base dudow 2000 – Questão 66
Das características abaixo assinale a que não pertence ao Realismo: a) Preocupação critica. b) Visão materialista da realidade. c) Ênfase nos problemas morais e sociais. d) Valorização da Igreja. e) Determinismo na atuação das personagens.
ENEM 3ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 110
Ao acompanharmos a história do telefone, verificamos que esse meio está se mostrando capaz de reunir em seu conteúdo uma quantidade cada vez maior de outros meios - envio de e-mails, recebimento de notícias, música através de rádio e mensagens...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2014 – Questão 131
Disponível em: www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 28 jul. 2013. Essa propaganda defende a transformação social e a diminuição da violência por meio da palavra. Isso se evidencia pela a) predominância de tons claros na composição da peça publicitária. b) associação entre uma arma de fogo e um megafone. c) grafia com inicial maiúscula da palavra “voz” no slogan. d) imagem de uma mão segurando um megafone. e) representação gráfica da propagação do som.
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 156
Uma empresa de refrigerantes, que funciona sem interrupções, produz um volume constante de 1800000 cm3 de líquido por dia. A máquina de encher garrafas apresentou um defeito durante 24 horas. O inspetor de produção percebeu que o líquido...