ENEM Linguagens e Humanas 2021 – Questão 44

Linguagens / Literatura
    Naquele tempo, Itaguaí, que, como as demais vilas, arraiais e povoações da colônia, não dispunha de imprensa, tinha dois modos de divulgar uma notícia; ou por meio de cartazes manuscritos e pregados na porta da Câmara, e da matriz; — ou por meio de matraca.
    Eis em que consistia este segundo uso. Contratava--se um homem, por um ou mais dias, para andar as ruas do povoado, com uma matraca na mão. De quando em quando tocava a matraca, reunia-se gente, e ele anunciava o que lhe incumbiam, — um remédio para sezões, umas terras lavradias, um soneto, um donativo eclesiástico, a melhor tesoura da vila, o mais belo discurso do ano, etc. O sistema tinha inconvenientes para a paz pública; mas era conservado pela grande energia de divulgação que possuía. Por exemplo, um dos vereadores desfrutava a reputação de perfeito educador de cobras e macacos, e aliás nunca domesticara um só desses bichos; mas tinha o cuidado de fazer trabalhar a matraca todos os meses. E dizem as crônicas que algumas pessoas afirmavam ter visto cascavéis dançando no peito do vereador; afirmação perfeitamente falsa, mas só devida à absoluta confiança no sistema. Verdade, verdade, nem todas as instituições do antigo regímen mereciam o desprezo do nosso século.
ASSIS. M O alienista Disponível em: www.dominiopublico.qov br.
Acesso fim: 2 jun. 2019 (adaptado)

O fragmento faz uma referência irônica a formas de divulgação e circulação de informações em uma localidade sem imprensa. Ao destacar a confiança da população no sistema da matraca, o narrador associa esse recurso à disseminação de
a) campanhas políticas.
b) anúncios publicitários.
c) notícias de apelo popular.
d) informações não fidedignas.
e) serviços de utilidade pública.
Esta questão recebeu 144 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 30
Olhando o gavião no telhado, Hélio fala: ...
ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 85
O movimento sedicioso ocorrido na capitania de Pernambuco, no ano 1817, foi analisado de formas diferentes por dois meios de comunicação daquela época. O Correio Braziliense apontou para o fato de ser “a comoção no Brasil motivada por um...
ENEM 2ª Aplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 9
A porca e os sete leitões ...
Base dudow 2000 – Questão 5
Leia o poema abaixo: ...
FGV 2019 – Questão 22
Tal como é exposta no excerto, a concepção do amor apresentada pelo narrador tende a contrariar a ideia do amor como a) prerrogativa juvenil, ideia arcadista remanescente no primeiro Romantismo. b) sentimento absoluto, predominante no movimento romântico. c) paixão carnal, que viria a se impor no Naturalismo literário. d) ilusão dos sentidos, característica do Racionalismo iluminista. e) afeto caracteristicamente feminino, oriunda do Romantismo.