ENEM Linguagens e Humanas 2021 – Questão 27

Linguagens / Português
RODRIGUES, S. Acervo pessoal.

     A revolução estética brasiliense empurrou os designers de móveis dos anos 1950 e início dos 1960 para o novo. Induzidos a abandonar o gosto rebuscado pelo colonial, a trocar Ouro Preto por Brasília, eles criaram um mobiliário contemporâneo que ainda hoje vemos nas lojas e nas salas de espera de consultórios e escritórios. Colada no uso de madeiras nobres, como o jacarandá e a peroba, e em materiais de revestimento como o couro e a palhinha, desenvolveu-se uma tendência feita de linhas retas e curvas suaves, nos moldes da capital no Cerrado.
CHAVES. D. Disponível cm: www.veja.abril.com.br. Acesso cm: 29 jul. 2010.

Na reportagem sobre os 50 anos de Brasília, de Débora Chaves, com a reprodução fotográfica de cadeiras e poltronas de Sérgio Rodrigues, verifica-se que os elementos da estética brasiliense
a) aparecem definidos nas linhas retas dos objetos.
b) expressam o desenho rebuscado por meio das linhas.
c) mostram a expressão assimétrica das linhas curvas suaves.
d) apontam a unidade de matéria-prima utilizada em sua fabricação.
e) surgem na simplificação das informações visuais de cada composição.
Esta questão recebeu 318 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 24
Este mês, a reportagem de capa veio do meu umbigo. Ou melhor, veio de um mal-estar que comecei a sentir na barriga. Sou meio italiano, pizzaiolo dos bons, herdei de minha avó uma daquelas velhas máquinas de macarrão a manivela. Cresci à base de...
FUVEST 2016 – Questão 63
Na última estrofe, a expressão que justifica o uso da conjunção sublinhada no verso “Mas como dói!” é: a) “Hoje”. b) “funcionário público”. c) “apenas”. d) “fotografia”. e) “parede”.
Base dudow 2000 – Questão 62
CAPÍTULO CII - DE CASADA ...
ENEM Linguagens (91-135) 2012 – Questão 127
Desabafo ...
Base dudow 2000 – Questão 7
Observe: “São onze e meia. Preciso ir. O metrô pára à meia-noite”. Nesse parágrafo, os pontos substituíram os conectivos. No entanto, as relações que as orações mantêm entre si podem ser explicitadas. São elas: a) oposição/consequência. b) conclusão/causalidade. c) proporção/condição. d) explicação/finalidade. e) comparação/alternância.