ENEM Linguagens e Humanas 2021 – Questão 22

Linguagens / Português
       Os linguistas têm notado a expansão do tratamento informal. “Tenho 78 anos e devia ser tratado por senhor, mas meus alunos mais jovens me tratam por você”, diz o professor Ataliba Castilho, aparentemente sem se incomodar com a informalidade, inconcebível em seus tempos de estudante. O você, porém, não reinará sozinho. O tu predomina em Porto Alegre e convive com o você no Rio de Janeiro e em Recife, enquanto você é o tratamento predominante em São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador. O tu já era mais próximo e menos formal que você nas quase 500 cartas do acervo on-line de uma instituição universitária, quase todas de poetas, políticos e outras personalidades do final do século XIX e início do XX.
Disponível em: http://revislapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 21 abr 2015 (adaptado).

No texto, constata-se que os usos de pronomes variaram ao longo do tempo e que atualmente têm empregos diversos pelas regiões do Brasil. Esse processo revela que
a) a escolha de “você” ou de “tu” está condicionada à idade da pessoa que usa o pronome.
b) a possibilidade de se usar tanto “tu” quanto “você” caracteriza a diversidade da língua.
c) o pronome “tu” tem sido empregado em situações informais por todo o país.
d) a ocorrência simultânea de “tu” e de “você” evidencia a inexistência da distinção entre níveis de formalidade.
e) o emprego de “você” em documentos escritos demonstra que a língua tende a se manter inalterada.
Esta questão recebeu 155 comentários

Veja outras questões semelhantes:

PASUSP 2009 – Questão 4
Assinale a alternativa em que o termo "ainda" tem o mesmo sentido que em “Ainda que depois de Shakespeare não tivesse surgido mais nada”. a) Resta-lhe, ainda, um argumento para a sua defesa. b) Este micro comprado há 3 anos, ainda hoje funciona bem. c) Ainda estudando como tem estudado, não conseguirá passar de ano. d) Tem dois filhos e, ainda, duas belas filhas. e) De madrugada, a Lua ainda aparecia em toda a sua plenitude.
Base dudow 2000 – Questão 53
Nesta tira, a figura do boneco de madeira põe em evidência a: a) coesão. b) realidade. c) metalinguagem. d) intertextualidade. e) variedade linguística
Base dudow 2000 – Questão 13
Leia: “Eu mexia nos seus livros, sujava as suas roupas, e meu pai não se importava.” Nesse período, a conjunção e expressa um sentido: a) aditivo b) explicativo c) alternativo d) adversativo e) conclusivo.
ENEM Linguagens (91-135) 2012 – Questão 116
HAGAR DIK BROWNE ...
FGV 2017 – Questão 19
Considerados no contexto, os termos sublinhados nos trechos “com agendas políticas deletérias ” e “mera ocupação de espaço” podem ser substituídos, sem prejuízo do sentido, por: a) dissimuladas; fortuita. b) lesivas; plena. c) perniciosas; simples. d) intencionais; trivial. e) usurpadoras; efetiva.