ENEM Linguagens e Humanas 2020 – Questão 54

Ciências Humanas / História
A arte pré-histórica africana foi incontestavelmente um veículo de mensagens pedagógicas e sociais. Os San, que constituem hoje o povo mais próximo da realidade das representações rupestres, afirmam que seus antepassados lhes explicaram sua visão do mundo a partir desse gigantesco livro de imagens que são as galerias. A educação dos povos que desconhecem a escrita está baseada sobretudo na imagem e no som, no audiovisual.
KI-ZERBO, J. A arte pré-histórica africana. In: KI-ZERBO, J. (Org.)História geral da África, I: metodologia e pré-história da África.Brasília: Unesco, 2010.

 
De acordo com o texto, a arte mencionada é importante para os povos que a cultivam por colaborar para o(a)
a) transmissão dos saberes acumulados.
b) expansão da propriedade individual.
c) ruptura da disciplina hierárquica.
d) surgimento dos laços familiares.
e) rejeição de práticas exógenas.
Esta questão recebeu 451 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 27
Caminhando contra o vento, ...
ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 37
Os meios de comunicação funcionam como um elo entre os diferentes segmentos de uma sociedade. Nas últimas décadas, acompanhamos a inserção de um novo meio de comunicação que supera em muito outros já existentes, visto que pode contribuir...
Base dudow 2000 – Questão 29
Considere a ilustração a seguir: ...
FAMEMA 2018 – Questão 21
A ordem geopolítica do pós-Segunda Guerra Mundial articulou a bipolarização do poder entre a) Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental, com a instituição do Muro de Berlim. b) Rússia e China, com a instituição do protecionismo econômico. c) Estados Unidos e União Soviética, com a chamada Guerra Fria. d) Coreia do Norte e Coreia do Sul, com a deflagração da Guerra da Coreia. e) Estados Unidos e Reino Unido, com a proclamada Guerra ao Terror.
ENEM 2001 – Questão 31
O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental, e também por introduzir, no ensino, as ideias de Aristóteles. Em 1260,...