ENEM Linguagens e Humanas 2020 – Questão 14

Linguagens / Literatura
Texto I
HIRST, D. Mother and Child. Bezerro dividido em duas partes: 1029 x1689 x 625mm, 1993 (detalhe). Vidro, aço pintado, silicone, acrílico,monofilamento, aço inoxidável, bezerro e solução de formaldeído.

TEXTO II
O grupo Jovens Artistas Britânicos (YABs), que surgiu no final da década de 1980, possui obras diversificadas que incluem fotografias, instalações, pinturas e carcaças desmembradas. O trabalho desses artistas chamou a atenção no final do período da recessão, por utilizar materiais incomuns, como esterco de elefantes, sangue e legumes, o que expressava os detritos da vida e uma atmosfera de niilismo, temperada por um humor mordaz.
Disponível em: http://damienhirst.com. Acesso em: 15 jul. 2015. FARTHING, S. Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011 (adaptado).
 
A provocação desse grupo gera um debate em torno da obra de arte pelo(a)
a) recusa a crenças, convicções, valores morais, estéticos e políticos na história moderna.
b) frutífero arsenal de materiais e formas que se relacionam com os objetos construídos.
c) economia e problemas financeiros gerados pela recessão que tiveram grande impacto no mercado.
d) influência desse grupo junto aos estilos pós-modernos que surgiram nos anos 1990.
e) interesse em produtos indesejáveis que revela uma consciência sustentável no mercado.
Esta questão recebeu 249 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP 2018 – Questão 16
O trecho narra a) a debandada trágica dos seguidores de Antônio Conselheiro. b) a completa aniquilação do povoado de Canudos. c) o desfecho desastroso da expedição militar. d) o desmantelamento dos dois grupos de combatentes. e) a resistência heroica dos soldados do governo.
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 55
Nos romances clássicos do século XIX, sobretudo de Balzac ou Jane Austen, a equivalência entre capital e rendimento anual, por intermédio de uma taxa de rendimento de 5% (ou, mais raramente, de 4%), era uma evidência absoluta. Por esse...
UNESP 2017 – Questão 18
Trata-se de uma obra híbrida que transita entre a literatura, a história e a ciência, ao unir a perspectiva científica, de base naturalista e evolucionista, à construção literária, marcada pelo fatalismo trágico e por uma visão romântica...
Base dudow 2000 – Questão 15
O mistério de cousas, onde está ele? ...
FUVEST 2020 – Questão 39
Considerando que se trata de um texto literário, uma interpretação que seja capaz de captar a sua complexidade abordará o poema como a) uma defesa da natureza. b) um ataque às forças armadas. c) uma defesa dos direitos humanos. d) uma defesa da resistência civil. e) um ataque à passividade.