ENEM Linguagens e Humanas 2019 – Questão 89

Ciências Humanas / História
TEXTO I
Considero apropriado deter-me algum tempo na contemplação deste Deus todo perfeito, ponderar totalmente à vontade seus maravilhosos atributos, considerar, admirar e adorar a incomparável beleza dessa imensa luz.
DESCARTES, R. Meditações. São Paulo:
Abril Cultural, 1980.

TEXTO II
Qual será a forma mais razoável de entender como é o mundo? Existirá alguma boa razão para acreditar que o mundo foi criado por uma divindade todo-poderosa? Não podemos dizer que a crença em Deus é “apenas” uma questão de fé.
RACHELS, J. Problemas da filosofia.
Lisboa: Gradiva, 2009.

Os textos abordam um questionamento da construção da modernidade que defende um modelo
a) centrado na razão humana.
b) baseado na explicação mitológica.
c) fundamentado na ordenação imanentista.
d) focado na legitimação contratualista.
e) configurado na percepção etnocêntrica.
Esta questão recebeu 248 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 76
A principal característica da situação social dos anglo-americanos é seu caráter eminentemente democrático. Afirmei anteriormente que reinava uma igualdade muito grande entre os emigrantes que foram se estabelecer na Nova Inglaterra. Para...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 85
Escravo fugido. Jornal Correio Paulistano, 13 de abril de 1879. Disponível em: http://bndigital.bn.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2019 (adaptado). No anúncio publicado na segunda metade do século XIX, qual a estratégia de resistência escrava apresentada? a) Criação de relações de trabalho. b) Fundação de territórios quilombolas. c) Suavização da aplicação de normas. d) Regularização das funções remuneradas. e) Constituição de economia de subsistência.
UNESP (julho) 2011 – Questão 53
Observe a figura. ...
ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 81
"Porque todos confessamos não se poder viver sem alguns escravos, que busquem a lenha e a água, e façam cada dia o pão que se come, e outros serviços que não são possíveis poderem-se fazer pelos Irmãos Jesuítas, máxime sendo tão...
UPE 2021 – Questão 45
Observe a seguinte imagem: ...