ENEM Linguagens e Humanas 2018 – Questão 61

Ciências Humanas / História
A poetisa Emília Freitas subiu a um palanque, nervosa, pedindo desculpas por não possuir títulos nem conhecimentos, mas orgulhosa ofereceu a sua pena que “sem ser hábil, é, em compensação, guiada pelo poder da vontade”. Maria Tomásia pronunciava orações que levantavam os ouvintes. A escritora Francisca Clotilde arrebatava, declamando seus poemas. Aquelas “angélicas senhoras”, “heroínas da caridade”, levantavam dinheiro para comprar liberdades e usavam de seu entusiasmo a fim de convencer os donos de escravos a fazerem alforrias gratuitamente.
MIRANOA, A. Disponível em: www.opovoonline.com.br.
Acesso em: 10 jun. 2015.
 
As práticas culturais narradas remetem, historicamente, ao movimento
a) feminista.
b) sufragista.
c) socialista.
d) republicano.
e) abolicionista.
Esta questão recebeu 141 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2006 – Questão 59
(Álbum do DIP. Apud Sonia de Deus Rodrigues Bercito, Nos tempos de Getúlio.) ...
UERJ 2009 – Questão 56
www.overmundo.com.br http://br.geocities.com Juscelino Kubitschek e Emílio G. Médici são duas figuras representativas das décadas de 1950 e 1970. Essas duas décadas correspondem, respectivamente, aos seguintes contextos políticos no Brasil: a) estatismo e liberalismo b) privatismo e populismo c) agrarismo e caudilhismo d) desenvolvimentismo e autoritarismo
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 26
Assentamento ...
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 10
TEXTO I ...
ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 14
A charge faz alusão à intensa rivalidade entre as duas maiores potências do século XX. O momento mais tenso dessa disputa foi provocado pela a) ampliação da Guerra do Vietnã. b) construção do muro de Berlim. c) instalação de mísseis em Cuba. d) eclosão da Guerra dos Sete Dias. e) invasão do território do Afeganistão.