ENEM Linguagens e Humanas 2018 – Questão 38

Linguagens / Português
Vó Clarissa deixou cair os talheres no prato, fazendo a porcelana estalar. Joaquim, meu primo, continuava com o queixo suspenso, batendo com o garfo nos lábios, esperando a resposta. Beatriz ecoou a palavra como pergunta, “o que é lésbica?”. Eu fiquei muda. Joaquim sabia sobre mim e me entregaria para a vó e, mais tarde, para toda a família. Senti um calor letal subir pelo meu pescoço e me doer atrás das orelhas. Previ a cena: vó, a senhora é lésbica? Porque a Joana é. A vergonha estava na minha cara e me denunciava antes mesmo da delação. Apertei os olhos e contrai o peito, esperando o tiro. [...]
[...] Pensei na naturalidade com que Tais e eu levávamos a nossa história. Pensei na minha insegurança de contar isso à minha família, pensei em todos os colegas e professores que já sabiam, fechei os olhos e vi a boca da minha vó e a boca da tia Carolina se tocando, apesar de todos os impedimentos. Eu quis saber mais, eu quis saber tudo, mas não consegui perguntar.
POLESSO. N. B. Vó. a senhora é lésbica?
Amora. Porto Alegre: Não Editora. 2015 (fragmento).

 
A situação narrada revela uma tensão fundamentada na perspectiva do
a) conflito com os interesses de poder.
b) silêncio em nome do equilíbrio familiar.
c) medo instaurado pelas ameaças de punição.
d) choque imposto pela distância entre as gerações.
e) apego aos protocolos de conduta segundo os gêneros.
Esta questão recebeu 289 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 21
Assinale a alternativa não-aplicável à poesia romântica: a) O artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica. b) O importante é o culto da forma, a arte pela arte. c) A poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa. d) Enfatiza-se a auto-expressão, o subjetivismo, o individualismo. e) A linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.
UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 10
Considere as afirmações. ...
UNIFESP port e inglês 2016 – Questão 21
Bill Watterson. O mundo é mágico, 2007. (adaptado) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da tira. a) Por que − à − a − porquê b) Porquê − a − a − por que c) Por que − à − à − porque d) Por quê − à − à − porque e) Por quê − a − a − porque
FUVEST 2007 – Questão 75
Quanto à concordância verbal, a frase inteiramente correta é: a) Cada um dos participantes, ao inscrever-se, deverão receber as orientações necessárias. b) Os que prometem ser justos, em geral, não conseguem sê-lo sem que se prejudiquem. c) Já deu dez horas e a entrega das medalhas ainda não foram feitas. d) O que se viam era apenas destroços, cadáveres e ruas completamente destruídas. e) Devem ter havido acordos espúrios entre prefeitos e vereadores daqueles municípios.
FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 47
Em – "a moringa bateu-me na face esquerda" – o pronome oblíquo "me" está sendo utilizado com a mesma função sintática que ocorre em a) ...e levantei-me estremunhado. b) Não tive tempo de desviar-me. c) ... atirei-me ao doente. d) ... mas ninguém me ouviu. e) Tremiam-me as pernas.