ENEM Linguagens e Humanas 2017 – Questão 45

Linguagens / Literatura / Culturas: Aspectos Gerais
TEXTO I
 
Rauschernberg, R. Cama.
Óleo e lapis em travesseiro,colcha e folha em suporte de madeira.191,1x20,3 cm. Museu de Arte Moderna de Nova York, 1995.Disponivel em:www.moma.org. Acesso em: 8 jun, 2017.
 
TEXTO II
 
No verão de 1954. o artista Robert Rauschenberg (n.1925) criou o termo combine para se referir a suas novas obras que possuíam aspectos tanto da pintura como da escultura.
Em 1958, Cama foi selecionada para ser incluída em uma exposição de jovens artistas americanos e italianos no Festival dos Dois Mundos em Spoleto, na Itália. Os responsáveis pelo festival, entretanto, se recusaram a expor a obra e a removeram para um depósito.
Embora o mundo da arte debatesse a inovação de se pendurar uma cama numa parede. Rauschenberg considerava sua obra ‘um dos quadros mais acolhedores que já pintei, mas sempre tive medo de que alguém quisesse se enfiar nela".
DEMPSEY. A Estilos, escolas e movimentos guia enciclopédico da ane modernaSâo Paulo Cosac & Naty. 2003
 
A obra de Rauschenberg chocou o público na época em que foi feita, e recebeu forte influência de um movimento artístico que se caracterizava pela
a) dissolução das tonalidades e dos contornos, revelando uma produção rápida.
b) exploração insólita de elementos do cotidiano, dialogando com os ready-mades.
c) repetição exaustiva de elementos visuais, levando à simplificação máxima da composição.
d) incorporação das transformações tecnológicas, valorizando o dinamismo da vida moderna
e) geometrizaçâo das formas, diluindo os detalhes sem se preocupar com a fidelidade ao real.
Esta questão recebeu 230 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2023 – Questão 26
Nesse cartum, a predominância da função poética da linguagem manifesta-se na a) ênfase dada à dificuldade de compreensão de um atlas. b) articulação entre a expressão verbal e as imagens representadas. c) singularidade da percepção da autora sobre a área de geografia. d) construção de uma representação cartográfica diferente. e) forma de organização das informações do mapa-múndi.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 52
A quem não basta pouco, nada basta. EPICURO. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1985. Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a seguinte virtude: a) Esperança, tida como confiança no porvir. b) Justiça, interpretada como retidão de caráter. c) Temperança, marcada pelo domínio da vontade. d) Coragem, definida como fortitude na dificuldade. e) Prudência, caracterizada pelo correto uso da razão.
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 71
Somada à produção voltada para o mercado interno está a expansão das culturas de exportação, via de regra financiadas com incentivos fiscais oriundos das políticas territoriais do Estado. Combinando mercado interno e externo, o Estado atuou...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2023 – Questão 27
Uma marca de eletrodomésticos que retornou para o mercado brasileiro posicionou painéis em pontos estratégicos da cidade de São Paulo com frases que trazem histórias reais de mulheres que desafiaram padrões e estereótipos, com a premissa de...
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 81
O processo formativo do Estado desenrolou-se segundo a dinâmica de dois movimentos contraditórios e simultâneos: fragmentação e centralização. De um lado, fragmentação na medida em que os príncipes europeus tiveram de lutar contra o...