ENEM Linguagens e Humanas 2017 – Questão 20

Linguagens / Literatura
Declaração de amor
 
Esta é uma confissão de amor amo a língua portuguesa. Ela não é fácil. Não é maleável [. ] A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo.
Às vezes, ela reage diante de um pensamento mais complicado. As vezes se assusta com o imprevisível de uma frase. Eu gosto de manejá-la — como gostava de estar montada num cavalo e guiá-lo pelas rédeas, às vezes a galope. Eu queria que a língua portuguesa chegasse ao máximo em minhas mãos. E este desejo todos os que escrevem têm. Um Camões e outros iguais não bastaram para nos dar para sempre uma herança de língua já feita Todos nós que escrevemos estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe de vida.
Essas dificuldades, nós as temos. Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada. O que recebi de herança não me chega. Se eu fosse muda e também não pudesse escrever, e me perguntassem a que língua eu queria pertencer, eu diria inglês, que é preciso e belo. Mas, como não nasci muda e pude escrever, tomou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em português. Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida
LISPECTOR. C. A descoberta do mundo,
Rio de Janeiro. 1999 (adaptado)

 
O trecho em que Clarice Lispector declara seu amor pela língua portuguesa, acentuando seu caráter patrimonial e sua capacidade de renovação, é:
a) “A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve.”
b) “Um Camões e outros iguais não bastaram para nos dar para sempre uma herança de língua já feita."
c) “Todos nós que escrevemos estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe de vida."
d) “Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada."
e) “Eu até queria não ter aprendido outras línguas só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida."
Esta questão recebeu 313 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2023 – Questão 11
“Ciclo ...
Base dudow 2000 – Questão 5
O poeta Gregório de Matos tornou-se importante na representação da literatura barroca brasileira por que: a) enfatizou a produção poética satírica em detrimento da religiosa. b) pautou sua vida pelo respeito às normas e costumes sociais e estéticos. c) criticou membros do clero e do poder político e exaltou índios e mulatos. d) apropriou-se de formas e temas do barroco europeu, adequando-os ao contexto local. e) Sua crítica em nada influenciou a sociedade brasileira.
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 78
No protestantismo ascético, temos não apenas a clara noção da primazia da ética sobre o mundo, mas também a mitigação dos efeitos da dupla moral judaica (uma moral interna para os irmãos de crença e outra externa para os infiéis). O...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 90
Elaborada em 1969, a releitura contida na Figura 2 revela aspectos de uma trajetória e obra dedicadas à a) valorização de uma representação tradicional da mulher. b) descaracterização de referências do folclore nordestino. c) fusão de elementos brasileiros à moda da Europa. d) massificação do consumo de uma arte local. e) criação de uma estética de resistência.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 13
O farrista ...