Base dudow 043 2000 – Questão 35

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 2a Fase / Graciliano Ramos
Leia o trecho seguinte de Vidas secas, de Graciliano Ramos:
"Chape-chape. As alpercatas batiam no chão rachado. O corpo do vaqueiro derreava-se, as pernas faziam dois arcos, os braços moviam-se desengonçados. Parecia um macaco. Entristeceu. Considerar-se plantado em terra alheia! Engano. A sina dele era correr mundo, andar para cima e para baixo, à toa, como judeu errante. Um vagabundo empurrado pela seca."
 
Assinale a alternativa correta com relação à composição narrativa da passagem transcrita.
a) Há alternância entre narradores de primeira e de terceira pessoas.
b) São focalizados a aparência física e o estado de ânimo da personagem.
c) Há um destaque para o espaço, apresentado em detalhes e caracterizado como opressor.
d) Registra-se uma supervalorização do passado, tido como um tempo de estabilidade e riqueza.
e) Desenvolve-se a temática da revolução social, a partir do nível de conscientização da personagem.

Veja outras questões semelhantes:

PASUSP 2009 – Questão 11
Assinale a alternativa em que o termo assim tem o mesmo sentido que em “Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo”. a) Mesmo avisado, ainda assim ele foi enganado. b) O jardim ficava assim de sabiá. c) Assim como ele, outros alunos faltaram ao curso. d) Contei as novidades, assim que cheguei. e) Jamais morrer assim sozinho.
UERJ 2008 – Questão 11
Ao longo do texto, é a língua materna que mantém o velho Jensen próximo a sua terra natal. O elemento que, concretamente, sintetiza essa aproximação é: a) o som silencioso da pátria b) o exílio agudo da memória c) o verso esquecido da canção d) a sonoridade mítica da infância
UERJ 2011 – Questão 2
E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti... (v. 10-12) De acordo com esses versos, um dos efeitos da compreensão da leitura é: a) alimentar o leitor com novas perspectivas e opções. b) revelar ao leitor suas próprias sensações e pensamentos. c) transformar o leitor em uma pessoa melhor e mais consciente. d) deixar o leitor maravilhado com a beleza e o encantamento do poema.
FUVEST 2007 – Questão 69
A expressão sublinhada no trecho “...ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, muito embora não sejam nem boas nem úteis em si” pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido, por a) desde que. b) contanto que. c) uma vez que. d) a não ser que. e) se bem que.
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 50
Assinale a alternativa em que a(s) palavra(s) destacada(s) funcione(m) como elemento(s) que adiciona(m) informações simultâneas. ...