ENEM Humanas e Natureza 2010 – Questão 84

Ciências da Natureza / Química / Nomenclatura Orgânica / Radicais Orgânicos
Os pesticidas modernos são divididos em várias classes, entre as quais se destacam os organofosforados, materiais que apresentam efeito tóxico agudo para os seres humanos. Esses pesticidas contêm um átomo central de fósforo ao qual estão ligados outros átomos ou grupo de átomos como oxigênio, enxofre, grupos metoxi ou etoxi, ou um radical orgânico de cadeia longa. Os organofosforados são divididos em três subclasses: Tipo A, na qual o enxofre não se incorpora na molécula; Tipo B, na qual o oxigênio, que faz dupla ligação com o fósforo, é substituído pelo enxofre; e Tipo C, no qual os oxigênios são substituídos por enxofre.
BAIRD, C. Química Ambiental. Bookman, 2005.
 
Um exemplo de pesticida organofosforado Tipo B, que apresenta um grupo etoxi em sua fórmula estrutural, está representado em:
a)

b)

c)

d)

e)
Esta questão recebeu 108 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2007 – Questão 48
Um poeta habitante da cidade de Poços de Caldas-MG assim externou o que estava acontecendo em sua cidade: ...
UERJ 2014 – Questão 41
No ciclo do nitrogênio, as bactérias desnitrificantes estão relacionadas à função apontada em: a) conversão da amônia em nitrito. b) produção de nitrato a partir da amônia. c) liberação de gás nitrogênio para o ambiente. d) incorporaração de nitrogênio molecular em aminoácidos.
ENEM 2ªAplicação Humanas e Natureza 2011 – Questão 82
Na câmara de cozimento de um forno de micro-ondas, a flutuação do campo elétrico é adequada para o aquecimento da água. Esse tipo de forno utiliza micro-ondas com frequência de 2,45 GHz para alterar a orientação das moléculas de água...
UFRGS - Química 2011 – Questão 40
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo. ...
UNESP s. port 2006 – Questão 64
O ferro é um elemento químico usado na confecção de utensílios há séculos. Um dos problemas para sua utilização é a tendência à oxidação. Dentre os produtos de oxidação possíveis, dois óxidos – óxido 1 e óxido 2 – apresentam,...