ENEM Humanas e Natureza 2010 – Questão 67

Ciências da Natureza / Química / Termoquímica / Tipos de reações
O abastecimento de nossas necessidades energéticas futuras dependerá certamente do desenvolvimento de tecnologias para aproveitar a energia solar com maior eficiência. A energia solar é a maior fonte de energia mundial. Num dia ensolarado, por exemplo, aproximadamente 1 kJ de energia solar atinge cada metro quadrado da superfície terrestre por segundo. No entanto, o aproveitamento dessa energia é difícil porque ela é diluída (distribuída por uma área muito extensa) e oscila com o horário e as condições climáticas. O uso efetivo da energia solar depende de formas de estocar a energia coletada para uso posterior.
BROWN, T. Química a Ciência Central.
São Paulo. Pearson Prentice Hall, 2005.
 
Atualmente, uma das formas de se utilizar a energia solar tem sido armazená-la por meio de processos químicos endotérmicos que mais tarde podem ser revertidos para liberar calor. Considerando a reação:
 
CH4(g) + H2O(v) + calor CO(g) + 3H2(g)
 
e analisando-a como potencial mecanismo para aproveitamento posterior da energia solar, conclui-se que se trata de uma estratégia
a) insatisfatória, pois a reação apresentada não permite que a energia presente no meio externo seja absorvida pelo sistema para ser utilizada posteriormente.
b) insatisfatória, uma vez que há formação de gases poluentes e com potencial poder explosivo, tornando-a uma reação perigosa e de difícil controle.
c) insatisfatória, uma vez que há formação de gás CO que não possui conteúdo energético passível de ser aproveitado posteriormente e é considerado um gás poluente.
d) satisfatória, uma vez que a reação direta ocorre com absorção de calor e promove a formação das substâncias combustíveis que poderão ser utilizadas posteriormente para obtenção de energia e realização de trabalho útil.
e) satisfatória, uma vez que a reação direta ocorre com liberação de calor havendo ainda a formação das substâncias combustíveis que poderão ser utilizadas posteriormente para obtenção de energia e realização de trabalho útil.
Esta questão recebeu 150 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2008 – Questão 42
O vegetal do cravo-da-índia tem um aroma característico devido à presença de substâncias voláteis, entre as quais se destaca o eugenol, cuja fórmula estrutural é representada por: Analisando-se essa estrutura, pode-se afirmar que o eugenol é umI. álcool;II. composto de fórmula molecular C10H12O2;III. composto da classe dos aromáticos.É correto o que se afirma somente ema) I. b) II. c) III.d) I e II. e) II e III.
Base dudow 2000 – Questão 12
Qualquer que seja a procedência ou processo de separação do NaCl, podemos afirmar que sua composição é sempre 39,32% de sódio e 60,68% de cloro, com base na lei de: a) Lavoisier. b) Dalton. c) Proust. d) Richter. e) Avogadro.
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 84
A geometria molecular e a polaridade das moléculas são conceitos importantes para predizer o tipo de força de interação entre elas. Dentre os compostos moleculares nitrogênio, dióxido de enxofre, amônia, sulfeto de hidrogênio e água, aqueles que apresentam o menor e o maior ponto de ebulição são, respectivamente, a) SO2 e H2S. b) N2 e H2O. c) NH3 e H2O. d) N2 e H2S. e) SO2 e NH3.
UERJ 2006 – Questão 32
Considerando não haver rompimento da membrana plasmática, com a adição de água destilada, o citosol das células sofre a seguinte alteração: a) aumento da densidade b) diminuição do volume de água c) aumento da concentração de íons d) diminuição da concentração de proteínas
Base dudow 2000 – Questão 30
(PUC-MG 2008) Uma reação química está em equilíbrio químico quando a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos se mantém constante ao longo do tempo. O sulfato de zinco em solução aquosa saturada está em equilíbrio com os...