ENEM Humanas e Natureza 2010 – Questão 62

Ciências da Natureza / Química / Oxirredução / Oxirredução e Nox
Um ambiente capaz de asfixiar todos os animais conhecidos do planeta foi colonizado por pelo menos três espécies diferentes de invertebrados marinhos. Descobertos a mais de 3.000 m de profundidade no Mediterrâneo, eles são os primeiros membros do reino animal a prosperar mesmo diante da ausência total de oxigênio. Até agora, achava-se que só bactérias pudessem ter esse estilo de vida. Não admira que os bichos pertençam a um grupo pouco conhecido, o dos loricíferos, que mal chegam a 1,0 mm. Apesar do tamanho, possuem cabeça, boca, sistema digestivo e uma carapaça. A adaptação dos bichos à vida no sufoco é tão profunda que suas células dispensaram as chamadas mitocôndrias.
LOPES, R. J. Italianos descobrem animal que vive em água sem oxigênio. www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 abr 2010. adaptado.
 
Que substâncias poderiam ter a mesma função do O2 na respiração celular realizada pelos locíferos?
a)  S e CH4
b)  S e NO3-
c)  H2 e NO3-
d)  CO2 e CH4
e)  H2 e CO2
Esta questão recebeu 254 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 18
Analise o diagrama. ...
Base dudow 2000 – Questão 9
Durante o desenvolvimento embrionário, a formação do blastóporo ocorre na fase de: a) segmentação b) mórula c) blástula d) gástrula e) nêurula
UEL 2011 – Questão 53
Com base no texto e nos conhecimentos sobre terapia gênica, considere as afirmativas a seguir. ...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 19
No ciclo de vida de uma samambaia há duas fases, a) ambas multicelulares: o esporófito haplóide e o gametófito diplóide. b) ambas multicelulares: o esporófito diplóide e o gametófito haplóide. c) ambas unicelulares: o esporófito diplóide e o gametófito haplóide. d) o esporófito multicelular diplóide e o gametófito unicelular haplóide. e) o esporófito unicelular haplóide e o gametófito multicelular diplóide.
Base dudow 2000 – Questão 53
Uma criança do sexo masculino, que acaba de nascer, tem como pai um indivíduo que apresenta hemofilia e é normal com relação ao daltonismo. Sua mãe é portadora do gene para o daltonismo, mas não para o gene da hemofilia. Quanto a essa criança, podemos afirmar que: a) tem 50% de chance de ser daltônica. b) tem 50% de chance de ser hemofílica. c) tem 25% de chance de ser hemofílica. d) tem 75% de chance de ser daltônica. e) não tem chance de ser daltônica.