ENEM Digital Natureza e Matemática 2020 – Questão 132

Ciências da Natureza / Física
  No final do século XIX, muitos cientistas estavam interessados nos intrigantes fenômenos observados nas ampolas de raios catódicos, que são tubos sob vácuo em que se ligam duas placas a uma fonte de alta tensão. Os raios catódicos passam através de um orifício no ânodo e continuam o percurso até a outra extremidade do tubo, onde são detectados pela fluorescência produzida ao chocarem-se com um revestimento especial, como pode ser observado na figura. Medições da razão entre a carga e a massa dos constituintes dos raios catódicos mostram que a sua identidade independe do material do cátodo ou do gás dentro das ampolas.
CHANG, R.; GOLDSBY, K. A. Química.
Porto Alegre: Bookman, 2013 (adaptado).
 
Essa radiação invisível detectada nas ampolas é constituída por
a) ânions.
b) cátions.
c) prótons.
d) elétrons.
e) partículas alfa.
Esta questão recebeu 118 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2006 – Questão 30
As figuras abaixo mostram um espelho plano E na frente do qual se encontra um objeto O e um observador P. Das alternativas abaixo, aquela que melhor representa o caminho seguido pelo raio luminoso que partindo de O atinge o observador P, por reflexão no espelho E, é a) b) c) d) e)
Base dudow 2000 – Questão 14
A figura a seguir representa as secções E e E' de dois espelhos planos. O raio de luz I incide obliquamente no espelho E, formando um ângulo de 30° com a normal N a ele, e o raio refletido R incide perpendicularmente no espelho E'. Que ângulo formam entre si as secções E e E' dos dois espelhos? a) 15°. b) 30°. c) 45°. d) 60°. e) 75°.
Base dudow 2000 – Questão 16
Uma esfera de aço de massa 200g desliza de uma mesa plana com velocidade igual a 2m/s. A mesa está a 1,8m do solo. A que distância da mesa a esfera irá tocar o solo? (Obs: Despreze o atrito). a) 1,25m b) 0,5m c) 0,75m d) 1,0m e) 1,2m
FGV Economia 2011 – Questão 105
Sobre os fenômenos do magnetismo, analise: ...
UNESP s. port 2006 – Questão 45
Um prisma de vidro imerso em água, com a face AB perpendicular à face BC, e a face AC com uma inclinação de 45° em relação a AB, é utilizado para desviar um feixe de luz monocromático. O feixe penetra perpendicularmente à face AB, incidindo...