ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 82

Ciências Humanas / Geografia
  Numa democracia representativa, como é o Brasil, o direito de votar para escolha dos governantes, que irão ocupar os cargos do Executivo e do Legislativo, é um dos direitos fundamentais da cidadania. Na impossibilidade de participação direta do povo nas decisões que deverão ser tomadas a respeito de questões da máxima relevância para o interesse público, a escolha de representantes para o desempenho dessas tarefas foi o caminho encontrado para que as opções reflitam a vontade do povo.
DALLARI, D. Em busca da democracia representativa.
Disponível em: www.jb.com.br.Acesso em: 2 fev. 2015.
 
Na perspectiva apontada no texto, a consolidação da democracia no Brasil baseia-se na representação popular por meio dos(as)
a) fóruns sociais.
b) partidos políticos.
c) conselhos federais.
d) entidades de classe.
e) organizações não governamentais.
Esta questão recebeu 97 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2004 – Questão 36
Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios? ...
Base dudow 2000 – Questão 49
Observe a figura apresentada em seguida: O destaque na figura corresponde à distribuição a) mundial da raça branca ou caucásica. b) mundial dos movimentos epirogenéticos e metalogenéticos c) mundial dos conflitos religiosos e raciais. d) mundial das zonas orogenéticas modernas e dos principais focos de abalos sísmicos. e) das correntes marinhas quentes.
UFSJ Geografia 2012 – Questão 41
Observe o mapa abaixo. Sobre a região representada pelo mapa, é CORRETO afirmar que ela possui a) elevada população relativa que se dedica à extração mineral e madeireira. b) pequeno potencial hidroenergético, tendo em vista que seus rios são de planície. c) rios caudalosos, elevado índice pluviométrico e pequena amplitude térmica anual. d) uma rede urbana densa e hierarquizada com cidades polos e centros regionais.
UNESP 2014 – Questão 49
Após os atentados de 11 de setembro de 2001, o governo dos Estados Unidos da América aprovou uma série de medidas com o objetivo de proteger os cidadãos americanos da ameaça representada pelo terrorismo internacional. Entre as medidas adotadas...
UFABC 2009 – Questão 19
É importante considerar a energia eólica como uma fonte alternativa para compor a matriz energética brasileira. ...