ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 46

Ciências Humanas / Geografia
Entenda a crise na Ucrânia
  O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram, em março de 2014, um acordo para tornar a República Autônoma parte da Rússia. O tratado foi assinado dois dias após o povo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com a Rússia. A votação foi condenada por Kiev e pela comunidade internacional, que a considera ilegítima.
Disponível em: http://g1.globo.com.
Acesso em: 28 out. 2014 (adaptado).
 
A justificativa para o acordo descrito fundamentava-se na ideia de
a) espaço vital.
b) limite fronteiriço.
c) estrutura bipolar.
d) identificação cultural.
e) autonomia econômica.
Esta questão recebeu 112 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 23
Considere os seguintes textos: ...
UNICAMP 2016 – Questão 35
A imagem abaixo corresponde a um fragmento de uma carta topográfica em escala 1:50.000. Considere que a distância entre A e B e de 3,5 cm. ...
ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 64
É difícil imaginar que nos anos 1990, num país com setores da população na pobreza absoluta e sem uma rede de benefícios sociais em que se apoiar, um governo possa abandonar o papel de promotor de programas de geração de emprego, de...
Base dudow 2000 – Questão 51
Localizada no centro do continente asiático e com grau de aproveitamento econômico do solo. Indique o tipo de vegetação e a atividade econômica que exemplificam corretamente a afirmativa: a) Floresta de coníferas - pecuária. b) Estepes - agricultura. c) Tundra - agricultura. d) Taiga - pecuária. e) Vegetação de deserto - plantation.
UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 37
Observe os mapas: THERY, H.; MELLO, N. A. de. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. p.66. a) Asserção correta, razão correta, e a razão justifica a asserção. b) Asserção correta, razão errada, mas a razão não justifica a asserção. c) Asserção correta, razão errada. d) Asserção errada, razão correta. e) Asserção e razão erradas.