ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 46

Ciências Humanas / Geografia
Entenda a crise na Ucrânia
  O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e dois líderes da Crimeia assinaram, em março de 2014, um acordo para tornar a República Autônoma parte da Rússia. O tratado foi assinado dois dias após o povo da Crimeia aprovar em um referendo a separação da Ucrânia e a reunificação com a Rússia. A votação foi condenada por Kiev e pela comunidade internacional, que a considera ilegítima.
Disponível em: http://g1.globo.com.
Acesso em: 28 out. 2014 (adaptado).
 
A justificativa para o acordo descrito fundamentava-se na ideia de
a) espaço vital.
b) limite fronteiriço.
c) estrutura bipolar.
d) identificação cultural.
e) autonomia econômica.
Esta questão recebeu 178 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 1998 – Questão 19
O último censo demográfico brasileiro de 1991, realizado pelo IBGE, apresenta um aumento significativo do número de famílias brasileiras chefiadas por mulheres. ...
UNIFESP 2005 – Questão 34
Na última década, várias pesquisas na África e na América do Sul confirmaram a hipótese de que elas formavam um continente no passado. Assinale a alternativa que identifica corretamente a era geológica em que a separação ocorreu e o nome do novo continente que ela gerou. a) Cenozóica; Pangea. b) Mesozóica; Gondwana. c) Pré-Cambriano; Gondwana. d) Paleozóica; Pangea. e) Quaternário; Gondwana.
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2015 – Questão 10
Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na tentativa de...
UFMG 2011 – Questão 43
Analise este mapa em que estão registradas queimadas ocorridas no Brasil: ...
Base dudow 2000 – Questão 65
Observe a figura a seguir. A situação retratada demonstra: a) a dominação mundial da União Européia no setor aeroespacial; b) o enfraquecimento do Estado diante das políticas neoliberais; c) o aumento das barreiras comerciais entre os países centrais; d) a expansão das corporações multinacionais no mundo; e) a fragmentação do processo produtivo industrial.