ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 29

Linguagens / Português
Porta dos Fundos: contrato vitalício
Diretor: Ian SBF;
Tempo: 1 h 46 min;
Brasil, 2016.
 
  O primeiro filme do grupo humorístico Porta dos Fundos, conhecido por seus mais de 12 milhões de assinantes no YouTube, estreou para o público brasileiro que curte as esquetes na internet. O desafio do grupo foi transformar os vídeos curtos em um longa para o cinema, que,apesar de grande investimento do elenco e dos produtores, não empolga tanto. O enredo conta com a dupla Rodrigo (F. Porchat) e Miguel (G. Duvivier), que, vencedores em Cannes,no auge de suas carreiras, decidem assinar um contrato vitalício em que o ator Rodrigo deverá participar de todos os filmes do produtor Miguel. A produção do filme maluco conta com o ótimo elenco do Porta dos Fundos: uma famosa blogueira, um jornalista de fofoca, um agente de celebridades, uma diretora de elenco radical, um detetive, um ajudante e atores. O ponto forte do filme é satirizar justamente o mundo das celebridades da internet e do cinema, ou seja, eles mesmos neste momento.
Disponível em: www.criticas de filmes.com.br.
Acesso em: 12 dez. 2017 (adaptado).
 
Nesse texto, um trecho que traz uma marca linguística da função avaliativa da resenha é
a) “Porta dos Fundos: contrato vitalício; Diretor: Ian SBF; Tempo: 1 h 46 min; Brasil,2016.”
b) “O primeiro filme do grupo humorístico Porta dos Fundos [...] estreou para o público brasileiro que curte as esquetes na internet.”
c) “O enredo conta com a dupla Rodrigo (F. Porchat) e Miguel (G. Duvivier) [...]”.
d) “[...] o ator Rodrigo deverá participar de todos os filmes do produtor Miguel.”
e) “A produção do filme maluco conta com o ótimo elenco do Porta dos Fundos [...]”.
Esta questão recebeu 29 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FGV Administração 2010 – Questão 25
Sobre a expressão “vidinha choca”, entendida no contexto do poema, é correto afirmar: a) O diminutivo exprime carinho, ao contrário do termo que o acompanha. b) O segundo termo reforça o sentido negativo do primeiro. c) A ideia aí presente é de tempo: sugere-se que a vida é passageira. d) Seu sentido se opõe àquilo que, poeticamente, “minhoca” está representando. e) O adjetivo deve ser entendido denotativamente, ao contrario do substantivo.
Base dudow 2000 – Questão 64
Os vocábulos exoticamente e ensinamentos são formados respectivamente por: a) derivação regressiva e derivação sufixal. b) derivação sufixal e derivação prefixal. c) derivação sufixal e derivação sufixal. d) derivação parassíntese e derivação prefixal. e) derivação sufixal e derivação parassíntese.
ENEM 2ª Aplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 117
Entrevista — Tony Bellotto ...
PASUSP 2009 – Questão 4
Assinale a alternativa em que o termo "ainda" tem o mesmo sentido que em “Ainda que depois de Shakespeare não tivesse surgido mais nada”. a) Resta-lhe, ainda, um argumento para a sua defesa. b) Este micro comprado há 3 anos, ainda hoje funciona bem. c) Ainda estudando como tem estudado, não conseguirá passar de ano. d) Tem dois filhos e, ainda, duas belas filhas. e) De madrugada, a Lua ainda aparecia em toda a sua plenitude.
Base dudow 2000 – Questão 56
Analise a oração destacada .“A causa para os caminhões não chegarem à fazenda foi a chuva”. “Tudo aconteceu como eles haviam previsto”. a) causa. b) conformidade. c) comparação. d) final. e) temporal.