ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 29

Linguagens / Português
Porta dos Fundos: contrato vitalício
Diretor: Ian SBF;
Tempo: 1 h 46 min;
Brasil, 2016.
 
  O primeiro filme do grupo humorístico Porta dos Fundos, conhecido por seus mais de 12 milhões de assinantes no YouTube, estreou para o público brasileiro que curte as esquetes na internet. O desafio do grupo foi transformar os vídeos curtos em um longa para o cinema, que,apesar de grande investimento do elenco e dos produtores, não empolga tanto. O enredo conta com a dupla Rodrigo (F. Porchat) e Miguel (G. Duvivier), que, vencedores em Cannes,no auge de suas carreiras, decidem assinar um contrato vitalício em que o ator Rodrigo deverá participar de todos os filmes do produtor Miguel. A produção do filme maluco conta com o ótimo elenco do Porta dos Fundos: uma famosa blogueira, um jornalista de fofoca, um agente de celebridades, uma diretora de elenco radical, um detetive, um ajudante e atores. O ponto forte do filme é satirizar justamente o mundo das celebridades da internet e do cinema, ou seja, eles mesmos neste momento.
Disponível em: www.criticas de filmes.com.br.
Acesso em: 12 dez. 2017 (adaptado).
 
Nesse texto, um trecho que traz uma marca linguística da função avaliativa da resenha é
a) “Porta dos Fundos: contrato vitalício; Diretor: Ian SBF; Tempo: 1 h 46 min; Brasil,2016.”
b) “O primeiro filme do grupo humorístico Porta dos Fundos [...] estreou para o público brasileiro que curte as esquetes na internet.”
c) “O enredo conta com a dupla Rodrigo (F. Porchat) e Miguel (G. Duvivier) [...]”.
d) “[...] o ator Rodrigo deverá participar de todos os filmes do produtor Miguel.”
e) “A produção do filme maluco conta com o ótimo elenco do Porta dos Fundos [...]”.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 5
POESIA BRASILEIRA ...
Base dudow 2000 – Questão 8
Dentre as destacadas, a oração subordinada substantiva objetiva direta é: a) Disseram que ele fez um mau negócio. b) O rapaz cujo currículo analisamos ontem está aqui. c) Recebeu-o na sala de onde se via todo o jardim. d) Tinha avisado o pai de que não estaria livre naquele horário. e) Não é certo que as planilhas de gastos sejam apresentadas.
Base dudow 2000 – Questão 64
Os vocábulos exoticamente e ensinamentos são formados respectivamente por: a) derivação regressiva e derivação sufixal. b) derivação sufixal e derivação prefixal. c) derivação sufixal e derivação sufixal. d) derivação parassíntese e derivação prefixal. e) derivação sufixal e derivação parassíntese.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 127
É possível considerar as modalidades esportivas coletivas dentro de uma mesma lógica, pois possuem uma estrutura comum: seis princípios operacionais divididos em dois grupos, o ataque e a defesa. Os três princípios operacionais de ataque são:...
ENEM 1ª Aplicação - PPL 2019 – Questão 12
Em suas produções, nem o olho nem o ouvido são capazes de encontrar um ponto fixo no qual se concentrarem. O espectador das peças de Foreman é bombardeado por uma multiplicidade de eventos visuais e auditivos. No nível visual, há contínuas...