ENEM 3 Linguagens e Matemática 2014 – Questão 129

Linguagens / Português / Língua e Funções / Interpretação de texto
A história do futebol é uma triste viagem do prazer ao dever. Ao mesmo tempo em que o esporte se tornou indústria, foi desterrando a beleza que nasce da alegria de jogar só pelo prazer de jogar. Neste mundo do fim do século, o futebol profissional condena o que é inútil, o que não é rentável, ninguém ganha nada com esta loucura que faz com que o homem seja menino por um momento, jogando como menino que brinca com o balão de gás e como o gato que brinca com o novelo de lã: bailarino que dança com uma bola leve como o balão que sobe ao ar e o novelo que roda, jogando sem saber que joga, sem motivo, sem relógio e sem juiz. O jogo se transformou em espetáculo, com poucos protagonistas e muitos espectadores, futebol para olhar, e o espetáculo se transformou num dos negócios mais lucrativos do mundo, que não é organizado para ser jogado, mas para impedir que se jogue. A tecnocracia do esporte profissional foi impondo um futebol de pura velocidade e muita força, que renuncia à alegria, atrofia a fantasia e proíbe a ousadia.
 
GALEANO, E. Futebol ao sol e à sombra. Porto Alegre: L&PM, 1995.


As transformações que marcam a trajetória histórica do futebol, especialmente aquelas identificadas no texto, se caracterizam pelo(a)
a) redução dos níveis de competitividade, o que tornou o futebol um esporte mais organizado e mundialmente conhecido.
b) processo de mercadorização e espetacularização que tem possibilitado o crescimento do número dos praticantes e dos espaços usados para sua prática.
c) redução às formas mais padronizadas, seguida de uma crescente tendência ao aparecimento de regionalismos na forma de vivenciar a prática do futebol.
d) tendência de desaparecimento de sentidos sociais e estéticos, característicos nos jogos e nas brincadeiras populares.
e) processo de espetacularização e elevação dos indicadores estéticos do futebol, resultado da aplicação dos avanços científicos e tecnológicos.
Esta questão recebeu 51 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2012 – Questão 56
O clima do “politicamente correto” em que nos mergulharam impede o raciocínio. Este novo senso comum diz que todos os preconceitos são errados. Ao que um amigo observou: “Então vocês têm preconceito contra os preconceitos”. Ele...
UERJ 2010 – Questão 7
O autor de Astroteologia caracteriza como um misto de adoração e terror a reação dos homens caso encontrem alienígenas. Em Science Fiction, o contato do homem com o alienígena é caracterizado de modo diferente. O verso que melhor expressa tal diferença é: a) O marciano encontrou-me na rua (v. 1) b) e teve medo de minha impossibilidade humana. (v. 2) c) Precisava dele como de um testemunho. (v. 6) d) Mas, recusando o colóquio, desintegrou-se (v. 7)
FUVEST 2009 – Questão 11
O pressuposto da frase escrita no cartaz que compõe a charge é o de que a Amazônia está ameaçada de a) fragmentação. b) estatização. c) descentralização. d) internacionalização. e) partidarização.
ENEM 3ªAplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 141
Até o fim do Império, as mulheres eram tolhidas em seu acesso à escola. Já na década de 1930, o número de meninas e meninos nas instituições de ensino fica igual. Hoje, as mulheres são maioria em todos os níveis de ensino — do fundamental...
ENEM 3ªAplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 160
Um indivíduo possui uma renda mensal de R$ 1 200,00 e deseja comprar um refrigerador. Na loja que ele decide fazer sua compra, o refrigerador custa R$ 1 800,00. Esse valor deverá ser pago em 12 prestações mensais iguais e sem juros. Uma forma de representar a quantia da renda mensal do indivíduo que será usada para pagar cada prestação é a) 118. b) 112. c) 18. d) 23. e) 32.