ENEM 3 Linguagens e Matemática 2014 – Questão 129

Linguagens / Português
A história do futebol é uma triste viagem do prazer ao dever. Ao mesmo tempo em que o esporte se tornou indústria, foi desterrando a beleza que nasce da alegria de jogar só pelo prazer de jogar. Neste mundo do fim do século, o futebol profissional condena o que é inútil, o que não é rentável, ninguém ganha nada com esta loucura que faz com que o homem seja menino por um momento, jogando como menino que brinca com o balão de gás e como o gato que brinca com o novelo de lã: bailarino que dança com uma bola leve como o balão que sobe ao ar e o novelo que roda, jogando sem saber que joga, sem motivo, sem relógio e sem juiz. O jogo se transformou em espetáculo, com poucos protagonistas e muitos espectadores, futebol para olhar, e o espetáculo se transformou num dos negócios mais lucrativos do mundo, que não é organizado para ser jogado, mas para impedir que se jogue. A tecnocracia do esporte profissional foi impondo um futebol de pura velocidade e muita força, que renuncia à alegria, atrofia a fantasia e proíbe a ousadia.
 
GALEANO, E. Futebol ao sol e à sombra. Porto Alegre: L&PM, 1995.

As transformações que marcam a trajetória histórica do futebol, especialmente aquelas identificadas no texto, se caracterizam pelo(a)
a) redução dos níveis de competitividade, o que tornou o futebol um esporte mais organizado e mundialmente conhecido.
b) processo de mercadorização e espetacularização que tem possibilitado o crescimento do número dos praticantes e dos espaços usados para sua prática.
c) redução às formas mais padronizadas, seguida de uma crescente tendência ao aparecimento de regionalismos na forma de vivenciar a prática do futebol.
d) tendência de desaparecimento de sentidos sociais e estéticos, característicos nos jogos e nas brincadeiras populares.
e) processo de espetacularização e elevação dos indicadores estéticos do futebol, resultado da aplicação dos avanços científicos e tecnológicos.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 9
É possível afirmar que muitas expressões idiomáticas transmitidas pela cultura regional possuem autores anônimos, no entanto, algumas delas surgiram em consequência de contextos históricos bem curiosos. “Aquele é um cabra da peste” é...
ENEM 2008 – Questão 13
Assinale a opção que apresenta um verso do soneto de Cláudio Manoel da Costa em que o poeta se dirige ao seu interlocutor. a) “Torno a ver-vos, ó montes: o destino” (v. 1) b) “Aqui estou entre Almendro, entre Corino,” (v. 5) c) “Os meus fiéis, meus doces companheiros,” (v. 6) d) “Vendo correr os míseros vaqueiros” (v. 7) e) “Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto.” (v. 11)
FGV Economia 2011 – Questão 127
Analise a tira. ...
FATEC 2015 – Questão 53
Leia este fragmento: “Eu estava estonteada, e assim recebi o livro na mão.” A função sintática do termo destacado nesse período é a) complemento nominal. b) objeto indireto. c) objeto direto. d) sujeito. e) aposto.
UFABC 2006 - 2007 – Questão 23
Na década de 1980, Henfil mostra, na carta à sua mãe, seu ponto de vista sobre fatos ocorridos na região do ABC. Nessa carta, ele expressa a) concordância com a proibição do movimento grevista. b) repúdio à desordem social praticada pelos metalúrgicos. c) censura aos grevistas por criarem pretexto para a greve. d) crítica em relação ao tipo de greve permitido pelo governo. e) apoio à greve espontânea defendida pelo ministro do Trabalho.