ENEM 3 Linguagens e Matemática 2014 – Questão 129

Linguagens / Português
A história do futebol é uma triste viagem do prazer ao dever. Ao mesmo tempo em que o esporte se tornou indústria, foi desterrando a beleza que nasce da alegria de jogar só pelo prazer de jogar. Neste mundo do fim do século, o futebol profissional condena o que é inútil, o que não é rentável, ninguém ganha nada com esta loucura que faz com que o homem seja menino por um momento, jogando como menino que brinca com o balão de gás e como o gato que brinca com o novelo de lã: bailarino que dança com uma bola leve como o balão que sobe ao ar e o novelo que roda, jogando sem saber que joga, sem motivo, sem relógio e sem juiz. O jogo se transformou em espetáculo, com poucos protagonistas e muitos espectadores, futebol para olhar, e o espetáculo se transformou num dos negócios mais lucrativos do mundo, que não é organizado para ser jogado, mas para impedir que se jogue. A tecnocracia do esporte profissional foi impondo um futebol de pura velocidade e muita força, que renuncia à alegria, atrofia a fantasia e proíbe a ousadia.
 
GALEANO, E. Futebol ao sol e à sombra. Porto Alegre: L&PM, 1995.

As transformações que marcam a trajetória histórica do futebol, especialmente aquelas identificadas no texto, se caracterizam pelo(a)
a) redução dos níveis de competitividade, o que tornou o futebol um esporte mais organizado e mundialmente conhecido.
b) processo de mercadorização e espetacularização que tem possibilitado o crescimento do número dos praticantes e dos espaços usados para sua prática.
c) redução às formas mais padronizadas, seguida de uma crescente tendência ao aparecimento de regionalismos na forma de vivenciar a prática do futebol.
d) tendência de desaparecimento de sentidos sociais e estéticos, característicos nos jogos e nas brincadeiras populares.
e) processo de espetacularização e elevação dos indicadores estéticos do futebol, resultado da aplicação dos avanços científicos e tecnológicos.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2007 – Questão 13
Ele procurava e não via, ela não via que ele não vira, ela que estava ali, no entanto. (ref.6) No fragmento acima, as formas verbais sublinhadas estabelecem com o verbo que lhes é imediatamente anterior, respectivamente, relações de: a) simultaneidade e anterioridade. b) anterioridade e posterioridade. c) anterioridade e simultaneidade. d) simultaneidade e posterioridade.
FUVEST 2014 – Questão 86
Para a caracterização do subúrbio, o poeta lança mão, principalmente, da(o) a) personificação. b) paradoxo. c) eufemismo. d) sinestesia. e) silepse.
UNIFESP port e inglês 2013 – Questão 8
Na oração do 4.º parágrafo – [...] para que lhe seja atribuído sentido. –, o pronome “lhe” substitui a expressão a) um recobrimento. b) uma redução. c) linguagem e significação. d) qualquer matéria significante. e) o silêncio.
Base dudow 2000 – Questão 37
“Nota-se facilmente que nunca perceberam o papel secundário que exerciam naquele período.” A oração em destaque é: a) Substantiva objetiva direta. b) Substantiva completiva nominal. c) Substantiva predicativa. d) Substantiva subjetiva e) Objetiva indireta
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 7
Disponível em: https://amigodobicho.wordpress.com. Acesso em: 10 dez. 2017. ...