ENEM 3 Humanas e Natureza 2014 – Questão 46

Ciências da Natureza / Biologia / Sistema Endócrino / Hipófise ou Pituitária
Em média, a cada 28 dias ocorrem mudanças no corpo da mulher devido ao seu ciclo reprodutivo. Em cada ciclo, observam-se modificações morfológicas nas glândulas mamárias, ovários e útero, em função da liberação de inúmeros hormônios. No início do ciclo observa-se que o hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH) estimula também a liberação de um outro hormônio (X), que proporciona o crescimento e diferenciação de um ovócito primário, a proliferação das células foliculares, a formação da zona pelúcida e o desenvolvimento de uma cápsula de tecido conjuntivo (denominada teca folicular).
O hormônio X ao qual o texto se refere é o(a)
a) estrogênio.
b) progesterona.
c) luteinizante (LH).
d) folículo estimulante (FSH).
e) gonadotrófico coriônico humano (HCG). 
Esta questão recebeu 189 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 56
Um indivíduo heterozigoto para dois pares de genes autossômicos, que apresentam segregação independente, casa-se com uma mulher homozigota recessiva para esses mesmos pares de genes. A probabilidade de nascer um filho genotipicamente igual ao pai, com relação ao par de genes considerado, é: a) 1/2. b) 1/4. c) 1/8. d) 1/12. e) 1/16.
UNESP 2009 – Questão 21
Considere a figura. ...
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2021 – Questão 129
Nas angiospermas, além da fertilização da oosfera, existe uma segunda fertilização que resulta num tecido triploide. Essa segunda fertilização foi importante evolutivamente, pois viabilizou a formação de um tecido de a) nutrição para o fruto. b) reserva para o embrião. c) revestimento para a semente. d) proteção para o megagametófito. e) vascularização para a planta jovem.
Base dudow 2000 – Questão 44
Dentre a imensa diversidade de organismos presentes no ambiente, são apresentados a seguir três importantes grupos. Relacione as colunas de acordo com as características e a utilização dos organismos citados. ...
Base dudow 2000 – Questão 48
Os primeiros vertebrados a conquistarem definitivamente o ambiente terrestre foram os répteis, por apresentarem adaptações que permitem "resolver", com eficiência, todos os problemas da vida fora da água. ...