ENEM 2 Linguagens e Matemática 2016 – Questão 96

Linguagens / Literatura
Esaú e Jacó
Ora, aí está justamente a epígrafe do livro, se eu lhe quisesse pôr alguma, e não me ocorresse outra. Não é somente um meio de completar as pessoas da narração com as ideias que deixarem, mas ainda um par de Lunetas para que o leitor do livro penetre o que for menos claro ou totalmente escuro.
Por outro lado, há proveito em irem as pessoas da minha história colaborando nela, ajudando o autor, por uma Iei de solidariedade, espécie de troca de serviços, entre o enxadrista e os seus trabalhos.
Se aceitas a comparação, distinguirás o rei e a dama, o bispo e o cavalo, sem que o cavalo possa fazer de torre, nem a torre de peão. Há ainda a diferença da cor, branca e preta, mas esta não tira o poder da marcha de cada peça, e afinal umas e outras podem ganhar a partida, e assim vai o mundo.
ASSIS, M. Obra completa.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1964 (fragmento).
 
O fragmento do romance Esaú e Jacó mostra como o narrador concebe a leitura de um texto literário. Com base nesse trecho, tal leitura deve levar em conta
a) o leitor como peça fundamental na construção dos sentidos.
b) a luneta como objeto que permite ler melhor.
c) o autor como único criador de significados.
d) o caráter de entretenimento da literatura.
e) a solidariedade de outros autores.
Esta questão recebeu 236 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 65
“Ua dona, nom digu’eu qual, ...
Base dudow 2000 – Questão 19
Em decorrência da não-adaptação ao mundo real, onde o artista não encontra o seu lugar, o poeta romantico mergulha no seu mundo interior, e, portanto, sua poesia apresenta como características: a) Lirismo, sonho, equilíbrio, culto à forma. b) Subjetividade, evasão, consciência da solidão, ilogismo. c) Fé, espiritualismo, musicalidade, ilogismo, materialismo. d) Culto da natureza, bucolismo, fé, imitação do clássico. e) Objetivismo, senso de mistério, sonho, fé.
Base dudow 2000 – Questão 33
A respeito do Padre Antônio Vieira, pode-se afirmar: a) Embora vivesse no Brasil, por sua formação lusitana não se ocupou de problemas locais. b) Dada sua espiritualidade, demonstrava desinteresse por assuntos mundanos. c) Em função de seu zelo para com Deus, utilizava-O para justificar todos os acontecimentos políticos. d) Procurava adequar os textos bíblicos às realidades de que tratava. e) Mostrou-se tímido diante dos interesses dos poderosos.
Base dudow 2000 – Questão 51
A obra de Lima Barreto: ...
ENEM 2006 – Questão 5
Explorando a função emotiva da linguagem, o poeta expressa o contraste entre marcas de variação de usos da linguagem em: a) situações formais e informais. b) diferentes regiões do país. c) escolas literárias distintas. d) textos técnicos e poéticos. e) diferentes épocas.