ENEM 2 Linguagens e Matemática 2016 – Questão 132

Linguagens / Português
Fraudador é preso por emitir atestados
com erro de português.
 
Mais um erro de português leva um criminoso às mãos da policia. Desde 2003, M.O.P., de 37 anos, administrava a empresa MM, que falsificava boletins de ocorrência, carteiras profissionais e atestados de óbito, tudo para anular multas de trânsito. Amparado pela documentação fajuta de M.O.P., um motorista poderia alegar às Juntas Administrativas de Recursos de Infrações que ultrapassou o limite de velocidade para levar uma parente que passou mal e morreu a caminho do hospital.
O esquema funcionou até setembro, quando M.O.P. foi indiciado. Atropelara a gramática. Havia emitido, por exemplo, um atestado de abril do ano passado em que estava escrito aneurisma “celebral” (com I no lugar de r) e “insuficiência” múltipla de órgãos (com um I desnecessário em “insuficiência” – além do fato de a expressão médica adequada ser “falência múltipla de órgãos”) M.O.P. foi indiciado pela 2° Delegacia de Divisão de Crimes de Trânsito. Na casa do acusado, em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, a polícia encontrou um computador com modelos de documentos.
Língua Portuguesa,
n. 12, set. 2006 (adaptado).
 
O texto apresentado trata da prisão de um fraudador que emitia documentos com erros de escrita. Tendo em vista o assunto, a organização, bem como os recursos linguísticos, depreende-se que esse texto é um(a)
a) conto, porque discute problemas existenciais e sociais de um fraudador.
b) notícia, porque relata fatos que resultaram no indiciamento de um fraudador.
c) crônica, porque narra o imprevisto que levou a polícia a prender um fraudador.
d) editorial, porque opina sobre aspectos linguísticos dos documentos redigidos por um fraudador.
e) piada, porque narra o fato engraçado de um fraudador descoberto pela polícia por causa de erros de grafia.
Esta questão recebeu 107 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENCCEJA - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação 2017 – Questão 22
Disponível em: www.segtransito.com.br. Acesso em: 12 ago. 2014 (adaptado). A propaganda, normalmente, busca vender um produto. Essa dirige-se ao leitor para a) descrever os efeitos nocivos do álcool. b) alertar sobre o perigo de beber e dirigir. c) divulgar hábitos dos motoristas brasileiros. d) apresentar o pacto pela redução de acidentes.
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 54
No trecho: “Longe de um gesto de censura de curto alcance (se é que isso é possível), a interrupção do Google provocaria reações de longa duração, com impacto sensível na eficiência da pesquisa científica.” (2.° parágrafo), as expressões destacadas constituem, em relação à outra, um efeito estilístico que ocorre graças ao emprego da seguinte figura de linguagem: a) metonímia. b) antítese. c) metáfora. d) onomatopeia. e) catacrese.
UERJ 2011 – Questão 12
Segundo o texto, as atitudes autoritárias e democráticas em relação à leitura possuem um pressuposto comum. Esse pressuposto está sintetizado em: a) o reconhecimento de que a leitura se associa ao poder. b) a percepção de que a leitura se expande com o tempo. c) a expectativa de que a leitura se popularize na sociedade. d) a necessidade de que a leitura se identifique com a tecnologia.
UNESP (julho) 2012 – Questão 11
Na linguagem do futebol e dos esportes, o termo raça, que aparece no título deste artigo, significa: a) diferença de origem geográfica. b) o conjunto dos ascendentes e descendentes. c) desprezo aos companheiros menos talentosos. d) maior inteligência e afinidade. e) vontade firme, grande determinação
ENEM 2007 – Questão 10
...