ENEM 2 Linguagens e Matemática 2016 – Questão 132
Linguagens / Português
Esta questão recebeu 107 comentários
Veja outras questões semelhantes:
ENCCEJA - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação 2017 – Questão 22
Disponível em: www.segtransito.com.br.
Acesso em: 12 ago. 2014 (adaptado).
A propaganda, normalmente, busca vender um produto. Essa dirige-se ao leitor para
a) descrever os efeitos nocivos do álcool.
b) alertar sobre o perigo de beber e dirigir.
c) divulgar hábitos dos motoristas brasileiros.
d) apresentar o pacto pela redução de acidentes.FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 54
No trecho: “Longe de um gesto de censura de curto alcance (se é que isso é possível), a interrupção do Google provocaria reações de longa duração, com impacto sensível na eficiência da pesquisa científica.” (2.° parágrafo), as expressões destacadas constituem, em relação à outra, um efeito estilístico que ocorre graças ao emprego da seguinte figura de linguagem:
a) metonímia.
b) antítese.
c) metáfora.
d) onomatopeia.
e) catacrese.UERJ 2011 – Questão 12
Segundo o texto, as atitudes autoritárias e democráticas em relação à leitura possuem um pressuposto comum. Esse pressuposto está sintetizado em:
a) o reconhecimento de que a leitura se associa ao poder.
b) a percepção de que a leitura se expande com o tempo.
c) a expectativa de que a leitura se popularize na sociedade.
d) a necessidade de que a leitura se identifique com a tecnologia.UNESP (julho) 2012 – Questão 11
Na linguagem do futebol e dos esportes, o termo raça,
que aparece no título deste artigo, significa:
a) diferença de origem geográfica.
b) o conjunto dos ascendentes e descendentes.
c) desprezo aos companheiros menos talentosos.
d) maior inteligência e afinidade.
e) vontade firme, grande determinaçãoENEM 2007 – Questão 10
...