ENEM 2 Linguagens e Matemática 2016 – Questão 114

Linguagens / Português
O Google Art é uma ferramenta on-line que permite a
visitação virtual dos mais importantes museus do mundo e a visualização de suas obras de arte. Por meio da tecnologia Street View e de um veículo exclusivamente desenvolvido para o projeto, fotografou-se em 360 graus o interior de lugares como o MoMA, de Nova York, o Museu Van Gogh, em Amsterdã, e a National Gallery, de Londres. O resultado é que se pode andar pelas galerias assim como se passeia pelas ruas com o Street View. Além disso, cada museu escolheu uma única obra de arte de seu acervo para ser fotografada com câmeras de altíssima resolução, ou gigapixel. As imagens contêm cerca de sete bilhões de pixels, o que significa que é mais de mil vezes mais detalhada do que uma foto de câmera digital comum. Além disso, todas as obras vêm acompanhadas de metadados de proveniência, tais como títulos originais, artistas, datas de criação, dimensões e a quais coleções já pertenceram. Os usuários também podem criar suas próprias coleções e compartilhá-las pela web.
Disponível em: http://oglobo.globo.com.
Acesso em: 3 out. 2013 (adaptado).
 
As tecnologias da computação possibilitam um novo
olhar sobre as obras de arte. A prática permite que
usuários
a) guiem virtualmente um veiculo especial através dos melhores museus do mundo.
b) reproduzam as novas obras de arte expostas em museus espalhados pelo mundo.
c) criem novas obras de arte em 360 graus, consultem seus metadados e os compartilhem na internet.
d) visitem o interior e as obras de arte de todos os museus do mundo em 3D e em altíssima resolução.
e) visualizem algumas obras de arte em altíssima resolução e, simultaneamente, obtenham informações sobre suas origens e composição.
Esta questão recebeu 18 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2010 – Questão 18
No texto, a informação – ... nossas autoridades estão permitindo a desinformação e o caos... – é exemplificada por ...
FUVEST 2009 – Questão 12
Em “nas cidades, nas aldeias, nos povoados” (ref.1); “hoje é mais amargo o riso, mais dolorosa a ironia” (ref.2) e “levando as coisas fúteis e os acontecimentos notáveis” (ref.3), ocorrem, respectivamente, os seguintes recursos expressivos: a) eufemismo, antítese e metonímia. b) hipérbole, gradação, eufemismo. c) metáfora, hipérbole e inversão. d) gradação, inversão, antítese. e) metonímia, hipérbole e metáfora.
UNESP 2015 – Questão 19
Observando as seguintes passagens do texto apresentado, marque a alternativa em que as duas palavras em negrito são utilizadas como advérbios: a) “não correr o risco de ser surpreendido”. b) “finge possuir energias que realmente não tem”. c) “deve-se fazê-lo decidida e folgadamente”. d) “nunca levar a cabeça para trás”. e) “forte no restante da prova, sempre procurando dosar”.
ENEM Regular - Linguagens e Humanas 2020 – Questão 44
Disponível em: www.acontecendoaqui.com.br. Acesso em: 15 jun. 2018. Nessa campanha publicitária, a imagem da família e o texto verbal unem-se para reforçar a ideia de que a) a família que adota é mais feliz. b) a adoção tardia é muito positiva. c) as famílias preferem adotar bebês. d) a adoção de adolescentes é mais simples. e) os filhos adotivos são companheiros dos pais.
ENEM 1ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 127
A contemporaneidade identificada na performance/instalação do artista mineiro Paulo Nazareth reside principalmente na forma como ele a) resgata conhecidas referências do modernismo mineiro. b) utiliza técnicas e suportes tradicionais na construção das formas. c) articula questões de identidade, território e códigos de linguagens. d) imita o papel das celebridades no mundo contemporâneo. e) camufla o aspecto plástico e a composição visual de sua montagem.