ENEM 2 Linguagens e Matemática 2016 – Questão 114

Linguagens / Português
O Google Art é uma ferramenta on-line que permite a
visitação virtual dos mais importantes museus do mundo e a visualização de suas obras de arte. Por meio da tecnologia Street View e de um veículo exclusivamente desenvolvido para o projeto, fotografou-se em 360 graus o interior de lugares como o MoMA, de Nova York, o Museu Van Gogh, em Amsterdã, e a National Gallery, de Londres. O resultado é que se pode andar pelas galerias assim como se passeia pelas ruas com o Street View. Além disso, cada museu escolheu uma única obra de arte de seu acervo para ser fotografada com câmeras de altíssima resolução, ou gigapixel. As imagens contêm cerca de sete bilhões de pixels, o que significa que é mais de mil vezes mais detalhada do que uma foto de câmera digital comum. Além disso, todas as obras vêm acompanhadas de metadados de proveniência, tais como títulos originais, artistas, datas de criação, dimensões e a quais coleções já pertenceram. Os usuários também podem criar suas próprias coleções e compartilhá-las pela web.
Disponível em: http://oglobo.globo.com.
Acesso em: 3 out. 2013 (adaptado).
 
As tecnologias da computação possibilitam um novo
olhar sobre as obras de arte. A prática permite que
usuários
a) guiem virtualmente um veiculo especial através dos melhores museus do mundo.
b) reproduzam as novas obras de arte expostas em museus espalhados pelo mundo.
c) criem novas obras de arte em 360 graus, consultem seus metadados e os compartilhem na internet.
d) visitem o interior e as obras de arte de todos os museus do mundo em 3D e em altíssima resolução.
e) visualizem algumas obras de arte em altíssima resolução e, simultaneamente, obtenham informações sobre suas origens e composição.
Esta questão recebeu 46 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 11
Disponível em: www.acnur.org. Acesso em: 11. dez. 2018. Nesse cartaz, o uso da imagem do calçado aliada ao texto verbal tem o objetivo de a) criticar as difíceis condições de vida dos refugiados. b) revelar a longa trajetória percorrida pelos refugiados. c) incentivar a campanha de doações para os refugiados. d) denunciar a situação de carência vivida pelos refugiados. e) simbolizar a necessidade de adesão à causa dos refugiados.
UNESP 2013 – Questão 6
A leitura deste fragmento da peça A raposa e as uvas revela que a personagem Cleia a) aprecia, orgulhosa, Xantós como homem e como filósofo. b) tem bastante orgulho pelas vitórias do marido nos debates. c) manifesta desprezo pelo marido, mas valoriza sua sabedoria. d) demonstra grande admiração pela cultura filosófica de Xantós. e) preferiria que Xantós desse mais atenção a ela que à Filosofia.
Base dudow 2000 – Questão 76
Sobre o texto “Passo no rumo certo”, é correto afirmar: ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 31
O skate apareceu como forma de vivência no lazer em períodos de baixa nas ondas e ficou conhecido como “surfinho”. No início foram utilizados eixos e rodinhas de patins pregados numa madeira qualquer, para sua composição, sendo as rodas...
Base dudow 2000 – Questão 43
(Pucpr 2007) TEXTO I ...