ENEM 2 Humanas e Natureza 2016 – Questão 12

Ciências Humanas / História
A Lei das Doze Tábuas, de meados do século V a.C., fixou por escrito um velho direito costumeiro. No relativo às dívidas não pagas, o código permitia, em última análise, matar o devedor; ou vendê-lo como escravo “do outro lado do Tibre” – isto é, fora do território de Roma.
CARDOSO, C. F. S. O trabalho compulsório na Antiguidade
Rio de Janeiro: Graal, 1984.
 
A referida lei foi um marco na luta por direitos na Roma Antiga, pois possibilitou que os plebeus
a) modificassem a estrutura agrária assentada no latifúndio.
b) exercessem a prática da escravidão sobre seus devedores.
c) conquistassem a possibilidade de casamento com os patrícios.
d) ampliassem a participação política nos cargos políticos públicos.
e) reivindicassem as mudanças sociais com base no conhecimento das leis.
Esta questão recebeu 208 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2011 – Questão 52
Quando a expansão comercial europeia ganhou os oceanos, a partir do século XV, rapidamente o mundo conheceu um fenômeno até então inédito: populações que jamais tinham tido qualquer contato umas com as outras passaram a se aproximar, em...
UNESP (julho) 2012 – Questão 38
Nunca se viu uma campanha como esta, em que ambas as partes sustentaram ferozmente as suas aspirações opostas. Vencidos os inimigos, vós lhes ordenáveis que levantassem um viva à República e eles o levantavam à Monarquia e, ato contínuo,...
UFABC 2006 - 2007 – Questão 13
No momento em que Portinari realizou essa obra, o Estado de São Paulo era o principal produtor brasileiro de café, em boa parte exportado. Nessa época, os capitais resultantes da venda do café foram importantes para a) instalar e equipar o porto de Santos.b) implantar as primeiras rodovias do estado.c) desenvolver as hidrovias paulistas.d) iniciar o processo de industrialização no estado.e) construir várias usinas hidrelétricas.
Base dudow 2000 – Questão 39
O Movimento das Nacionalidades traz em si a concepção de Nacionalismo e reafirma os princípios liberais aplicados à idéia de Nação. Ao ressaltar elos étnicos, linguísticos e culturais, criam o arcabouço ideológico de algumas unificações européias. Dos países unificados, no século XIX, destacam-se: a) a Itália e a Alemanha. b) a Rússia e a Inglaterra. c) a Áustria e a França. d) a Prússia e a Suíça. e) a Alemanha e Japão.
UEL 2010 – Questão 7
Leia o texto de Adorno a seguir. ...