ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 9

Linguagens / Português
Na Idade Média, as notícias se propagavam com surpreendente eficácia. Segundo uma emérita professora de Sorbonne, um cavalo era capaz de percorrer 30 quilômetros por dia, mas o tempo podia se acelerar dependendo do interesse da notícia. As ordens mendicantes tinham um papel importante na disseminação de informações, assim como os jograis, os peregrinos e os vagabundos, porque todos eles percorriam grandes distâncias. As cidades também tinham correios organizados e selos para lacrar mensagens e tentar certificar a veracidade das correspondências. Graças a tudo isso, a circulação de boatos era intensa e politicamente relevante. Um exemplo clássico de fake news da era medieval é a história do rei que desaparece na batalha e reaparece muito depois, idoso e transformado.
Disponível em: www.elpais.com.br. Acesso em: 18 jun. 2018 (adaptado).


A propagação sistemática de informações é um fenômeno recorrente na história e no desenvolvimento das sociedades. No texto, a eficácia dessa propagação está diretamente relacionada ao(à)
a) velocidade de circulação das notícias.
b) nível de letramento da população marginalizada.
c) poder de censura por parte dos serviços públicos.
d) legitimidade da voz dos representantes da nobreza.
e) diversidade dos meios disponíveis em uma época histórica.
Esta questão recebeu 164 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2003 – Questão 48
Observe as duas afirmações de Montesquieu (1689-1755), a respeito da escravidão: ...
Base dudow 2000 – Questão 24
Observando as precauções contidas na embalagem de uma lanterna, constatamos que há o uso inadequado do verbo no imperativo. Qual das alternativas abaixo apresenta um verbo empregado incorretamente. a) Não utilize o produto enquanto ele está recarregando. b) Não aponte a luz diretamente para os olhos. c) Mantenha o produto longe da chuva ou umidade. d) Sugestão: Recarregue durante o dia. e) Não desmonte nem abre a lanterna.
ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 54
Eu poderia concluir que a raiva é um pensamento, que estar com raiva é pensar que alguém é detestável, e que esse pensamento, como todos os outros — assim como Descartes o mostrou —, não poderia residir em nenhum fragmento de matéria. A...
ENEM 2007 – Questão 28
Considerando-se a linguagem desses dois textos, verifica-se que ...
ENEM 2007 – Questão 29
Há cerca de dez anos, estimava-se que 11,2% da população brasileira poderiam ser considerados dependentes de álcool. Esse índice, dividido por gênero, apontava que 17,1% da população masculina e 5,7% da população feminina eram...