ENCCEJA - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação 2017 – Questão 24

Linguagens / Português
Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.
GIBRAN, K. Nova Escola, n. 177, nov. 2004.
 
No texto, o poeta libanês Kahlil Gibran utiliza estratégias argumentativas para atingir seu objetivo: chamar a atenção das pessoas para o que se aprende na relação com o outro. Pode-se perceber isso quando ele
a) utiliza palavras antônimas.
b) releva ações grosseiras das pessoas.
c) relaciona atitudes de valores opostos.
d) apresenta suas ideias na 1a pessoa do singular.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2005 – Questão 2
Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma frase do texto em: ...
UNESP 2016 – Questão 8
Nos trechos “asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade das contratações” (inciso II) e “assegurada a proteção jurídica, administrativa e técnica aos necessitados” (inciso VII), a análise das concordâncias dos adjetivos em...
UFPEL 2 2020 – Questão 2
Pode-se considerar que o texto, em relação ao gênero textual, é a) uma carta, pois há um receptor específico. b) uma crônica, pois o autor manifesta sua perspectiva subjetiva. c) um artigo de opinião, pois expressa o ponto de vista do autor sobre uma questão relevante. d) um editorial, pois manifesta a opinião de um jornal. e) uma biografia, pois reconstitui os fatos mais relevantes da vida de uma pessoa ou personagem.
Base dudow 2000 – Questão 39
Assinale a opção que apresenta somente palavras formadas por derivação parassintética: a) desvalorização, avistar, resfriado, reintegração, infelizmente. b) expropriar, entortar, amanhecer, desalmado, ensurdecer. c) escolarização, antiinflação, retrospectivo, comilão, corpanzil. d) desigualdade, endurecer, alfabetizar, abençoar, chuviscar. e) administração, entretela, contrabalançar, semicondutor, relembrar.
FUVEST 2015 – Questão 32
O conceito de hiperônimo (vocábulo de sentido mais genérico em relação a outro) aplica-se à palavra “planta” em relação a “palmeira”, “trevos”, “baunilha” etc., todas presentes no texto. Tendo em vista a relação que estabelece com outras palavras do texto, constitui também um hiperônimo a palavra a) “alma”. b) “impressões” c) “fazenda”. d) “cobra”. e) “saudade”.