ENCCEJA - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação 2017 – Questão 24

Linguagens / Português
Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.
GIBRAN, K. Nova Escola, n. 177, nov. 2004.
 
No texto, o poeta libanês Kahlil Gibran utiliza estratégias argumentativas para atingir seu objetivo: chamar a atenção das pessoas para o que se aprende na relação com o outro. Pode-se perceber isso quando ele
a) utiliza palavras antônimas.
b) releva ações grosseiras das pessoas.
c) relaciona atitudes de valores opostos.
d) apresenta suas ideias na 1a pessoa do singular.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 21
"Não ________meios de saber que já __________ vinte anos que não se __________mais galochas." a) Haviam, faz, usam. b) havia, faz, usam. c) havia, fazem, usa. d) haviam, fazem, usam. e) haviam, fazem, usa.
UFMG 2013 – Questão 5
Assinale a alternativa em que o locutor expressa opinião sobre o que diz ...
FUVEST 2015 – Questão 23
Traduz uma ideia presente no texto a seguinte afirmação: ...
FUVEST 2007 – Questão 69
A expressão sublinhada no trecho “...ou ainda porque apresentam alguma dificuldade, muito embora não sejam nem boas nem úteis em si” pode ser substituída, sem prejuízo para o sentido, por a) desde que. b) contanto que. c) uma vez que. d) a não ser que. e) se bem que.
Base dudow 2000 – Questão 52
A vida transcorre entre o sucesso e o insucesso. É importante, ------------, que o adolescente enfrente adversidades, fracassos e frustrações para que possa, segundo a canção popular, “sacudir a poeira e dar a volta por cima”. A conjunção que introduz uma idéia de conclusão é: a) porquanto b) porém c) contudo d) pois e) conquanto