ENCCEJA - Ciências da Natureza e sua Tecnologias 2017 – Questão 10

Ciências da Natureza / Química / Funções Inorgânicas / Bases
A água para consumo humano deve respeitar parâmetros de aspectos físicos, químicos e biológicos determinados. Um exemplo de água quimicamente inconveniente para consumo, e que pode causar danos econômicos, é aquela que possui elevada concentração de sais de cálcio e magnésio dissolvidos. Estes dificultam a utilização da água para lavagem e danificam sistemas de aparelhos que usam água aquecida, como maquinários das indústrias e das residências.
A água, nessas condições, é conhecida como água
a) dura.
b) ácida.
c) potável.
d) patogênica.

Veja outras questões semelhantes:

ENCCEJA - Ciências da Natureza e sua Tecnologias 2017 – Questão 24
Imagine passear por aí com um carro sem freio — só o pedal para acelerar funciona. Se a situação parece absurda, em termos automobilísticos, saiba que algo semelhante ocorre no seu corpo quando o balanço entre sódio e potássio se encontra...
ENCCEJA - Ciências da Natureza e sua Tecnologias 2017 – Questão 4
Na região sucroalcooleira de Ribeirão Preto (SP), vários produtores de cana-de-açúcar resolveram utilizar o controle biológico no combate da cigarrinha-da-folha, um inseto que vem destruindo as plantações atacadas. Um exemplo dessa estratégia de controle é a a) aplicação de inseticidas. b) pulverização de fungo verde. c) aração do solo antes do plantio. d) utilização de armadilhas luminosas.
ENCCEJA - Ciências da Natureza e sua Tecnologias 2017 – Questão 8
A figura apresenta o esquema elétrico do painel luminoso de uma vitrine. Um técnico deseja trocar as duas lâmpadas ligadas em paralelo por uma única lâmpada, de modo que, com o circuito fechado, a corrente na bateria seja a mesma. Para que isso ocorra, a nova lâmpada deve ter resistência elétrica, em ohm, de a) 1.0. b) 2.0 c) 4.0. d) 8.0.
ENCCEJA - Ciências da Natureza e sua Tecnologias 2017 – Questão 19
O crescimento excessivo de cabelos no nariz e nas orelhas é um problema enfrentado por muitos homens. Essa condição genética, presente em várias populações, é conhecida como hipertricose e, curiosamente, atinge apenas pessoas do sexo...