CESUPA 2020 – Questão 41

Ciências Humanas / História
Em 25 de abril de 1974, a população portuguesa, aliada aos militares, derrubou a ditadura salazarista inspirada no fascismo italiano e instalada desde 1933. Essa revolução foi imortalizada nos versos da canção de Chico Buarque (1975).
 


Esse movimento de libertação
a) ocorreu na primavera europeia, período escolhido pelos revolucionários como o mais adequado para derrubar o regime salazarista. Apesar de todo apoio das colônias portuguesas da África a Antonio Salazar, o ditador não conseguiu se sustentar no poder.
b) usou como símbolo o alecrim, uma planta típica de Portugal, pois era a maneira de se identificar os contrários à ditadura. Aqui no Brasil, na década de 1970, o povo brasileiro, apoiado pelos Estados Unidos, se organizava para fazer uma contrarrevolução democrática.
c) de forte orientação socialista, só ocorreu porque teve apoio da União Soviética, que enviou mísseis e tanques de guerra. O regime salazarista havia sido minado pelas rebeliões coloniais, sobretudo das colônias asiáticas, além do rompimento com os países do Leste europeu.
d) utilizou um cravo vermelho e, como senha, uma música proibida pela censura portuguesa, para iniciar o movimento de derrubada do regime salazarista. Ao registrar “Cá estou carente”, o compositor brasileiro se refere ao regime da ditadura civil-militar vigente no Brasil, à época.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 13
Matéria do diário britânico The Guardian, do dia 19 de outubro de 2006, citando autoridades antiterrorismo comenta que o Reino Unido se tornou o maior alvo para a Al Qaeda, que realizaria atentados para promover perdas de vida e embaraço ás...
ENEM PPL - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 53
TEXTO I ...
UERJ 2006 – Questão 49
O desmonte do Morro do Castelo, em 1922, e a reabilitação do Paço Imperial, a partir de 1985, são exemplos ...
UEL 2018 – Questão 53
Com base na figura e nos conhecimentos sobre arte ...
UFRGS - História 2011 – Questão 19
Com o término da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a geopolítica global nunca mais foi a mesma. No caso do Oriente Médio, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu pela partilha da Palestina e pela criação de dois estados, um judeu e...