Base dudow 099 2000 – Questão 7

Ciências da Natureza / Química / Funções Inorgânicas / Cotidiano de Ácidos, Bases e Sais
O gás SO2 é um dos principais poluentes atmosféricos, sendo que sua presença na atmosfera resulta em danos à saúde dos seres vivos. Esse gás é solúvel em água, podendo ser incorporado às gotículas de água que formam as nuvens, formando a substância H2SO3. Essa substância pode ainda reagir com H2O2 na atmosfera, para formar ácido sulfúrico. Esse é um dos caminhos para a formação da “chuva ácida”, sendo que a quantificação do ácido pode ser realizada pela reação com KOH, que gera K2SO4 e água. As funções químicas relacionadas às substâncias de fórmula SO2, H2SO3, H2O2, KOH e K2SO4 são, respectivamente:
a) base, ácido, peróxido, óxido e sal.
b) sal, peróxido, base, ácido e óxido.
c) peróxido, ácido, ácido, base e sal.
d) óxido, ácido, peróxido, base e sal.
e) óxido, sal, base, ácido e sal.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2015 – Questão 37
Diversos mecanismos importantes para a manutenção da vida na Terra estão relacionados com interações químicas. A interação química envolvida tanto no pareamento correto de bases nitrogenadas no DNA quanto no controle de variações extremas de temperatura na água é uma ligação do seguinte tipo: a) iônica. b) covalente. c) de hidrogênio. d) de van der Waals.
UNESP 2017 – Questão 74
O etilbenzeno e o estireno a) são hidrocarbonetos aromáticos. b) apresentam átomos de carbono quaternário. c) são isômeros funcionais. d) apresentam átomos de carbono assimétrico. e) são isômeros de cadeia.
Base dudow 2000 – Questão 41
Qual é o percentual de ferro e de oxigênio, respectivamente, de uma amostra de óxido de ferro que pesa 0,50g, sabendo-se que a sua análise determinou uma composição de 0,35g de ferro e 0,15g de oxigênio? a) 25% 75%. b) 75% 25%. c) 30% 70%. d) 70% 30%. e) 85% 15%.
Base dudow 2000 – Questão 1
Qual a função orgânica presente no composto a seguir? a) álcool. b) fenol. c) cetona. d) ácido carboxílico. e) aldeído.
Base dudow 2000 – Questão 56
O gás carbônico, CO2, é absorvido por soluções básicas. Para essa finalidade, pode-se utilizar uma solução aquosa de: a) NH4Cl b) C3H7OH c) HCl d) KOH e) Na2SO4