Base dudow 091 2000 – Questão 66

Linguagens / Literatura / Barroco / Padre Antônio Vieira
Leia o trecho a seguir.
Por isto são maus ouvintes os de entendimentos agudos. Mas os de vontades endurecidas ainda são piores, porque um entendimento agudo pode-se ferir pelos mesmos fios e vencer-se uma agudeza com outra maior; mas contra vontades endurecidas nenhuma coisa aproveita a agudeza, antes dana mais, porque quando as setas são mais agudas, tanto mais facilmente se despontam na pedra. Oh! Deus nos livre de vontades endurecidas, que ainda são piores que as pedras.
(Sermão da Sexagésima, de Pe. Antônio Vieira.)
A afirmação "um entendimento agudo pode-se ferir pelos mesmos fios e vencer-se uma agudeza com outra maior" confrontada com os versos "[ó Madre Natureza] troca desta alma a fria morbideza / nessa ubérrima seiva soberana", de Castro Alves, possibilita afirmar:
I. Os dois registros postulam a transformação do homem, o primeiro pela fé na palavra divina, o segundo pela crença na força da natureza.
II. Enquanto o primeiro registro afirma a força persuasiva da palavra e da ideia, o segundo sugere que a fertilidade do ambiente natural é uma força poderosa que pode agir sobre a vontade humana.
III. O primeiro autor, barroco, vê a dificuldade de moldar certas inteligências, enquanto o segundo enxerga à submissão da vontade humana diante da natureza.
Está (ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas I e III.
c) apenas II e III.
d) apenas II.
e) I, II e III.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2011 – Questão 103
Ele se aproximou e com a voz cantante de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe: ...
Base dudow 2000 – Questão 2
O texto trata essencialmente: a) Das relações de Afonso com a família. b) De Afonso de Teive e suas relações com seus amigos e com Teodora. c) Do retorno de Afonso a Buenos Aires. d) Da vida pregressa de Teodora. e) Das provocações que Afonso fazia a seus amigos.
FUVEST 2007 – Questão 71
Entre os seguintes fragmentos do excerto, aquele que, tomado isoladamente, mais se coaduna com as idéias expressas na poesia de Alberto Caeiro é o que está em: a) “toda essa adorável paz do céu, realmente celestial”. b) “cada folhinha conservava uma quietação contemplativa”. c) “na Natureza não há pensamento”. d) “dormir dentro da mão de Deus”. e) “é necessário então viver num mosteiro”.
UERJ 2009 – Questão 14
A metáfora é uma figura de linguagem que se caracteriza por conter uma comparação implícita. O cartum de Sizenando constrói uma metáfora, que pode ser observada na comparação entre: a) o sentimento de desilusão e a floresta b) a propaganda dos bancos e os artistas c) a ironia do cartunista e a fala do personagem d) o artista desiludido e o personagem cabisbaixo
UERJ 2010 – Questão 11
Na primeira estrofe, é possível observar a ocorrência de um recurso discursivo indicado pelos vocábulos “me” e “consigo”. Esse recurso pode ser definido como: a) emprego de duas figuras de estilo b) presença de mais de um enunciador c) reiteração da ótica do sujeito poético d) alusão à diversidade de personagens