Base dudow 091 2000 – Questão 66

Linguagens / Literatura / Barroco / Padre Antônio Vieira
Leia o trecho a seguir.
Por isto são maus ouvintes os de entendimentos agudos. Mas os de vontades endurecidas ainda são piores, porque um entendimento agudo pode-se ferir pelos mesmos fios e vencer-se uma agudeza com outra maior; mas contra vontades endurecidas nenhuma coisa aproveita a agudeza, antes dana mais, porque quando as setas são mais agudas, tanto mais facilmente se despontam na pedra. Oh! Deus nos livre de vontades endurecidas, que ainda são piores que as pedras.
(Sermão da Sexagésima, de Pe. Antônio Vieira.)
A afirmação "um entendimento agudo pode-se ferir pelos mesmos fios e vencer-se uma agudeza com outra maior" confrontada com os versos "[ó Madre Natureza] troca desta alma a fria morbideza / nessa ubérrima seiva soberana", de Castro Alves, possibilita afirmar:
I. Os dois registros postulam a transformação do homem, o primeiro pela fé na palavra divina, o segundo pela crença na força da natureza.
II. Enquanto o primeiro registro afirma a força persuasiva da palavra e da ideia, o segundo sugere que a fertilidade do ambiente natural é uma força poderosa que pode agir sobre a vontade humana.
III. O primeiro autor, barroco, vê a dificuldade de moldar certas inteligências, enquanto o segundo enxerga à submissão da vontade humana diante da natureza.
Está (ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas I e III.
c) apenas II e III.
d) apenas II.
e) I, II e III.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 4
Qual a figura de linguagem que se encontra na frase ― O amor deixará de variar, se for firme, mas não deixará de tresvariar, se é amor? a) Antítese b) Paradoxo c) Metáfora d) Paronomásia (trocadilho) e) Hipérbole
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 7
Considere as afirmações. ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 29
Inverno! invemo! invemo! ...
FATEC 2008 – Questão 44
Assinale a alternativa contendo afirmação correta acerca de fato linguístico do texto. ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 17
Embora em muitas versões da letra de Boiadeiro apareça escrita no terceiro verso a palavra cabeças, no plural, no canto essa palavra deve ser entoada no singular. Isso se deve à necessidade de a) eliminar o ruído sibilante do s, que é pouco musical. b) informar que se trata de poucos bois. c) deixar claro que, quando se trata de “gado”, cabeça só se usa no singular. d) manter a sequência do verso com doze sílabas. e) fazer a concordância com pouco e nada.