Base dudow 091 2000 – Questão 56

Linguagens / Literatura / Arcadismo / Cláudio Manuel da Costa
O Arcadismo brasileiro surgiu por volta de 1700, tingindo as artes de uma nova tonalidade burguesa, só não se pode afirmar que:
a) Tem suas fontes nos antigos grandes autores gregos e latinos, dos quais imita os motivos e formas.
b) Apresentou uma corrente de conotação ideológica, envolvida com as questões sociais do seu tempo, com a crítica aos abusos de poder da Coroa Portuguesa.
c) Legou a nós os poemas de feição épica Caramuru, de Frei José de Santa Rita Durão e O Uruguai, de Basílio da Gama, no qual se reconhece qualidade literária destacada em relação ao primeiro.
d) Teve em Cláudio Manuel da Costa o representante que, de forma original, recusou a motivação bucólica e os modelos camonianos da lírica amorosa.
e) Em termos dos valores estéticos básicos, norteou a produção dos versos de Marília de Dirceu, obra que celebrizou Tomás Antônio Gonzaga e que destaca a originalidade de estilo e de tratamento local dos temas pelo autor.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 16
É correto afirmar que a) se trata basicamente de um texto naturalista, fundado no Determinismo. b) o texto revela um juízo crítico do contexto escravista da época. c) o narrador se apresenta bastante sizudo e amargo, bem ao gosto machadiano. d) o texto apresenta papéis sociais ambíguos das personagens em foco. e) os comportamentos desumanos do narrador são sutilmente desnudados.
UERJ 2012 – Questão 12
Em sua reflexão acerca das possibilidades de recompor a memória para escrever o livro, o narrador utiliza um procedimento de construção textual que contribui para a expressão de suas inquietudes. Tal procedimento pode ser identificado como: a) encadeamento de fatos passados b) extensão de parágrafos narrativos c) sequência de frases interrogativas d) construção de diálogos presumidos
Base dudow 2000 – Questão 29
Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira: ...
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 28
A partir do início do fragmento selecionado, uma série de versos consecutivos vai caracterizando a personagem Geni numa mesma direção semântica e segundo uma mesma lógica, até que um determinado verso provoca uma ruptura significativa nessa trajetória, criando uma intensa oposição de sentido no poema. Esse verso está transcrito em a) Dá-se assim desde menina b) É a rainha dos detentos c) Ela é um poço de bondade d) Joga pedra na Geni e) Vive sempre a repetir
UERJ 2009 – Questão 15
No texto Herói na Contemporaneidade, o autor valoriza um determinado perfil de herói, em contraposição a outro por ele considerado “bobo”, sem importância. O perfil de Macunaíma difere desses dois tipos de herói. Tal diferença pode ser...