Base dudow 091 2000 – Questão 49

Linguagens / Literatura / Barroco / Padre Antônio Vieira
"O pregar há-de ser como quem semeia, e não como quem ladrilha ou azuleja. Ordenado, mas como as estrelas. (...) Todas as estrelas estão por sua ordem; mas é ordem que faz influência, não é ordem que faça lavor. Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras. Se de uma parte há-de estar branco, da outra há-de estar negro; se de uma parte está dia, da outra há-de estar noite; se de uma parte dizem luz, da outra hão-de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra hão-de dizer subiu. Basta que não havemos de ver num sermão duas palavras em paz? Todas hão-de estar sempre em fronteira com o seu contrário? Aprendamos do céu o estilo da disposição, e também o das palavras."
(Vieira, Sermão da sexagésima.)
 
No texto, Vieira critica certo estilo de fazer sermão, que era comum na arte de pregar dos padres dominicanos da época. O uso da palavra xadrez tem o objetivo de:
a) Defender a ordenação das ideias em um sermão.
b) Fazer alusão metafórica a certo tipo de tecido.
c) Comparar o sermão de certos pregadores a uma verdadeira prisão.
d) Mostrar que o xadrez se assemelha ao semear.
e) Criticar a preocupação com a simetria do sermão.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 9
“Pálida” e “branca”, adjetivos da mesma área semântica, apreendem a personagem em estados de alma: a) idênticos b) antagônicos c) próximos d) similares e) contínuos
UFSCar - Por e Ing 2009 – Questão 5
Na frase — Estilo o senhor Ayrton só o terá..., Lobato usa um recurso de ênfase que consiste em: a) deixar uma informação subentendida. b) fazer uma comparação paralela. c) relacionar muitas ideias ao mesmo tempo. d) iniciar a oração com um termo que se repete depois. e) empregar o verbo em um tempo pretérito.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 108
Sem acessórios nem som ...
Base dudow 2000 – Questão 63
Assinale a alternativa falsa com relação a aspectos ligados à primeira estética literária de Portugal. ...
UFABC 2006 - 2007 – Questão 8
"Não cantaremos o ódio, porque esse não existe, existe apenas o medo." ...