Base dudow 091 2000 – Questão 44

Linguagens / Literatura / Barroco / Gregório de Matos Guerra
A respeito de Gregório de Matos assinale a alternativa, incorreta:
a) Alguns de seus sonetos sacros e líricos transpõem, com brilho, esquemas de Gôngora e de Quevedo.
b) Alma maligna, caráter rancoroso, relaxado por temperamento e costumes, verte fel em todas as suas sátiras.
c) Na poesia sacra, o homem não busca o perdão de Deus; não existe o sentimento de culpa, ignorando-se a busca do perdão divino.
d) As suas farpas (pequena lança de madeira) dirigiam-se de preferência contra os fidalgos caramurus.
e) A melhor produção literária do autor é constituída de poesias líricas, em que desenvolve temas constantes da estática barroca, como a transitoriedade da vida e das coisas.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 63
Embora tenha estreado sob influências parnasiano-simbolistas, logo aderiu definitivamente ao Modernismo. O caráter geral de sua poesia é marcado pelo tom confidencial, pelo desejo insatisfeito, pela amargura e por referências autobiográficas....
Base dudow 2000 – Questão 59
Moraliza o Poeta nos Ocidentes do Sol as Inconstâncias dos Bens do Mundo. ...
Base dudow 2000 – Questão 39
Qual é a incorreta com relação à obra de Aluísio Azevedo: a) O Cortiço, Casa de Pensão e O Mulato constituem sua grande trilogia naturalista. b) ao lado dos romances naturalistas, escreveu obras de cunho romântico, nas quais faz concessões ao gosto do público. c) jamais se realizou dentro dos moldes naturalistas. d) foi crítico impiedoso da sociedade da época. e) investiu contra os preconceitos de qualquer natureza.
UERJ 2009 – Questão 9
O texto apresenta uma visão melancólica em relação à realidade. Esse tom melancólico, no conjunto do texto, constrói-se principalmente com apoio no seguinte elemento: a) a menção à morte dos heróis b) a crítica às estruturas da sociedade c) o desejo da crença em uma ideologia d) a contraposição entre passado e presente
Base dudow 2000 – Questão 44
(UM-Sp) Assinale a alternativa onde se encontra um traço não pertinente a Amor de perdição, de Camilo Castelo Branco. a) Diálogos geralmente marcados por retórica sentimental. b) Narração densa e rápida das ações decisivas. c) Comprometimento com propostas realistas de Eça de Queirós. d) Grandeza trágica de paixões e situações. e) Apresentação de alguns personagens extraídos do meio popular.