Base dudow 091 2000 – Questão 35

Linguagens / Literatura / Barroco / Gregório de Matos Guerra
"Ardor em coração firme nascido!
Pranto por belos olhos derramado!
Incêndio em mares de água disfarçado!
Rios de neve em fogo convertido! [...]
Se és fogo como passas brandamente?
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai! Que andou Amor em ti prudente."
(Gregório de Matos)
 
O uso de antíteses e paradoxos, conforme se demonstra nos verso acima, é uma das características do Barroco, denominada:
a) Idealização da realidade
b) Bucolismo
c) Preocupação formal
d) Racionalismo
e) Culto do contraste

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 7
Teresa configura-se no poema como a mulher: a) inatingível b) concreta c) abstrata d) espiritualizada e) desprezada
FGV Administração 2011 – Questão 27
A visão da história do Brasil como inerte e repetitiva, marcante no excerto, deve grande parte de sua força literária ao fato de o texto empregar, em sua construção, a) personificações satíricas, que concretizam visualmente as ideias. b) a enumeração caótica de elementos díspares. c) metáforas que se desdobram, constituindo alegorias. d) a reiteração de afirmações irônicas. e) a alternância dos discursos direto e indireto
Base dudow 2000 – Questão 33
O teatro brasileiro tem Martins Pena como um dos seus mais significativos representantes. Suas obras caracterizam-se por: a) reproduzir os autos religiosos do século XVI. b) usar, como modelo, as tragédias clássicas. c) realizar uma comédia de costumes. d) demonstrar forte influência do teatro romântico francês. e) construir suas peças em versos livres.
FUVEST 2012 – Questão 43
Os costumes a que adere Jerônimo em sua transformação, relatada no excerto, têm como referência, na época em que se passa a história, o modo de vida: ...
FUVEST 2006 – Questão 15
Na frase “que nos faz professores e doutores do que não vimos”, o pronome sublinhado retoma a expressão antecedente: a) “para lugares”. b) “o mundo”. c) “um homem”. d) “essa arrogância”. e) “como o imaginamos”.