Base dudow 089 2000 – Questão 60

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
Sobre a narrativa machadiana A Cartomante, apenas NÃO se pode afirmar que:
a) A personagem Rita, ao concluir que "havia muita coisa misteriosa e verdadeira neste mundo", traduz vulgarmente a sentença de Hamlet, o famoso herói shakespeareano: "há mais coisa no céu e na terra do que sonha a nossa vã filosofia".
b) O desfecho de A Cartomante é trágico e seus personagens, Vilela, Camilo e Rita, formam o típico triângulo amoroso de grande parte das obras do período realista.
c) A personagem Rita mostra-se descrente em relação às premonições da cartomante, opondo-se ao comportamento de Camilo, extremamente supersticioso e obcecado por bruxarias.
d) A ironia machadiana reflete-se, sobretudo, nos momentos finais do texto, pelo contraste entre as profecias otimistas da cartomante e o destino cruel dos amantes Rita e Camilo.
e) A narrativa A Cartomante retrata uma situação de adultério e confirma a tendência realista para destruir e ridicularizar o casamento romântico.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 53
Por força das teses deterministas que abraça em sua ficção, Aluísio Azevedo: ...
FGV Administração 2010 – Questão 16
Certos procedimentos de construção utilizados no texto,como repetições de termos e de estruturas, elipses e outros, são motivados, internamente, pelo que está expresso em: ...
Base dudow 2000 – Questão 35
A narração dos acontecimentos com que o leitor se defronta no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, se faz em primeira pessoa, portanto, do ponto de vista da personagem Bentinho. Seria, pois, correto dizer que ela se apresenta: ...
UERJ 2007 – Questão 2
Em algumas passagens, o texto de Machado de Assis apresenta teses às quais se juntam oposições – antíteses. Essa fusão, por sua vez, transforma-se em síntese. ...
FUVEST 2012 – Questão 40
Considere as seguintes afirmações, relacionadas ao excerto de "O Cortiço": ...