Base dudow 089 2000 – Questão 52

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
Na obra-prima que é o romance O cortiço:
a) Podemos surpreender as características básicas da prosa romântica: narrativa passional, tipos humanos idealizados, disputa entre o interesse material e os sentimentos mais nobres.
b) As personagens são apresentadas sob o ponto de vista psicológico, desnudando-se ante os olhos do leitor graças à delicada sutileza com que o autor as analisa e expressa.
c) O leitor é transportado ao doloroso universo dos miseráveis e oprimidos migrantes que, tangidos pela seca, abrigam-se em acomodações coletivas, à espera de uma oportunidade.
d) Vemos renascer, na década de 30 do nosso século, uma prosa viril, de cunho regionalista, atenta às nossas mazelas sociais e capaz de objetivar em estilo seco parte de nossa dura realidade.
e) Consagra-se entre nós a prosa naturalista, marcada pela associação direta entre meio e personagens e pelo estilo agressivo que está a serviço das teses deterministas da época.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 30
Enquanto estivemos entretidos com os urubus outras coisas andaram acontecendo na cidade. A Companhia baixou novas proibições, umas inteiramente bobocas, só pelo prazer de proibir (ninguém podia cuspir pra cima, nem carregar água em jacá, nem...
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 14
Considere as afirmações sobre o que diz o narrador do texto de Sabino: ...
Base dudow 2000 – Questão 43
Poemas como “I – Juca Pirama”, “Canto do Piaga” e “Marabá” são representativos de certo momento da Literatura Brasileira. Trata-se: a) Da poesia épica árcade; b) Da primeira geração romântica; c) Da terceira geração romântica d) Da primeira geração modernista; e) Da segunda geração romântica.
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 96
Esaú e Jacó ...
FGV Administração 2011 – Questão 28
Considerando-se tanto o contexto histórico em que surge O Ateneu quanto as opções políticas de seu autor, conclui-se que a crítica áspera proferida pelo locutor do trecho dirige-se, finalmente, a) a D. Pedro I. b) ao Barão de Mauá. c) a D. Pedro II. d) ao Duque de Caxias. e) a Floriano Peixoto.