Base dudow 089 2000 – Questão 52

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
Na obra-prima que é o romance O cortiço:
a) Podemos surpreender as características básicas da prosa romântica: narrativa passional, tipos humanos idealizados, disputa entre o interesse material e os sentimentos mais nobres.
b) As personagens são apresentadas sob o ponto de vista psicológico, desnudando-se ante os olhos do leitor graças à delicada sutileza com que o autor as analisa e expressa.
c) O leitor é transportado ao doloroso universo dos miseráveis e oprimidos migrantes que, tangidos pela seca, abrigam-se em acomodações coletivas, à espera de uma oportunidade.
d) Vemos renascer, na década de 30 do nosso século, uma prosa viril, de cunho regionalista, atenta às nossas mazelas sociais e capaz de objetivar em estilo seco parte de nossa dura realidade.
e) Consagra-se entre nós a prosa naturalista, marcada pela associação direta entre meio e personagens e pelo estilo agressivo que está a serviço das teses deterministas da época.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 102
Quem é pobre, pouco se apega, é um giro-o-giro no ago dos gerais, que nem os pássaros de rios e lagoas. O senhor vê: o Zé-Zim, o melhor amigo meeiro meu aqui, risonho e habilidoso. Pergunto: - Zé-Zim, por que é que você não cria...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 134
Texto I ...
Base dudow 2000 – Questão 17
Amor é fogo que arde sem se ver ...
Base dudow 2000 – Questão 70
A subjetividade humana é retratada numa dimensão peculiar no período literário denominado Naturalismo. O amor, por exemplo: a) constitui um sentimento puro, impossível de ser atingido. b) está determinado por forças que levam ao sofrimento. c) leva o ser humano à escravidão. d) resulta do anseio de prazer ou da necessidade biológica. e) constitui o verdadeiro espelho da alma.
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 10
Dias depois da morte de D. Mariquinha, Seu Lula, todo de luto, reuniu os negros no pátio da casa-grande e falou para eles. A voz não era mais aquela voz mansa de outros tempos.Agora Seu Lula era o dono de tudo. O feitor, o negro Deodato, recebera...