Base dudow 089 2000 – Questão 50

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
CAPÍTULO CII - DE CASADA
Imagina um relógio que só tivesse pêndulo, sem mostrador, de maneira que não se vissem as horas escritas. O pêndulo iria de um lado para outro, mas nenhum sinal externo mostraria a marcha do tempo. Tal foi aquela semana da Tijuca.
1De quando em quando, 2tornávamos ao passado e 3divertíamo-nos em relembrar as nossas tristezas e calamidades, mas isso mesmo era um modo de não sairmos de nós. Assim 4vivemos novamente a nossa longa espera de namorados, os anos da adolescência, a denúncia 5que está nos primeiros capítulos, e ríamos de José Dias 6que conspirou a nossa desunião, e acabou festejando o nosso consórcio.
Machado de Assis, Dom Casmurro
Dom Casmurro é narrado em estilo de memórias: quem conta a história é o protagonista, que evoca seu próprio passado. Outra conhecida obra da literatura brasileira, relatando as memórias da personagem principal, NÃO tem como narrador o próprio protagonista. Fragmento dessa obra que comprova o que se afirma sobre seu narrador é:
a) "Eram assim as viagens do meu avô, quando ele saía a correr todas as suas grotas, revendo os pés-de-pau de seu engenho." (Menino de engenho)
b) "Enfim! Eis aqui Virgínia. Antes de ir à casa do Conselheiro Dutra, perguntei a meu pai se havia algum ajuste prévio de casamento." (Memórias póstumas de Brás Cubas)
c) "Passemos por alto os anos que decorreram desde o nascimento e batizado de nosso memorando, e vamos encontrá-lo já na idade de sete anos." (Memórias de um sargento de milícias)
d) "Na casa de tia Gabriela havia o espaço de meus livros num sofá fronteiro para mamãe me olhar." (Memórias sentimentais de João Miramar)
e) "Nonada. Tiros que o senhor ouviu foram de briga de homem não, Deus esteja. Alvejei mira em árvore, no quintal, no baixo do córrego." (Grande sertão: veredas)

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 59
"Fogo morto”, “Menino de engenho”, “Doidinho”, “Banguê”, “Usina” e “Riacho doce” são obras de qual escritor da geração de 30 do modernismo brasileiro? a) Érico Veríssimo. b) Geir Campos. c) José Lins do Rego. d) Jorge Amado. e) José Américo de Almeida.
Base dudow 2000 – Questão 36
Na(s) questão(ões) a seguir julgue os itens e indique os verdadeiros e os falsos. Sobre literatura, gênero e estilo literários, pode-se dizer que: ...
UNESP 2014 – Questão 18
Embora pareça constituído de versos livres modernistas, o poema em questão ainda segue a versificação medida, combinando versos de diferentes extensões, com predomínio dos de doze e dez sílabas métricas. Assinale a alternativa que indica na primeira estrofe, pela ordem em que surgem, os versos de dez sílabas métricas, denominados decassílabos. a) 1 e 5. b) 3 e 4. c) 1, 2 e 3. d) 2 e 3. e) 1, 3 e 5.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 119
Pérolas absolutas ...
Base dudow 2000 – Questão 9
O Simbolismo, estética que surgiu também no final do século XIX, reage contra _______ da época. Tal motivação justifica o subjetivismo profundo, que alcança _______, expresso de diferentes formas, assim como pela _______, conforme se pode...